Jornal das Ciências número 23

Há muito tempo as bactérias estão na mira da ciência, por isso - e devido à sua presença nos programas da Casa da Ciência - são as personagens principais desta 23ª edição do Jornal das Ciências. Versáteis, elas não são apenas causadoras de doenças infecciosas, algumas espécies são importantes para nossa flora intestinal e outras estão sendo estudadas no tratamento da diabetes graças ao seu DNA plasmidial. Além disso, um grupo de bactérias e archaeas, que são capazes de viver em situações extremas e possuem características moleculares muito peculiares, está sendo estudado com o objetivo de esclarecer a origem da vida no planeta. Ao longo dos anos, esses organismos vêm mostrando aos pesquisadores suas inúmeras possibilidades de aplicações para o desenvolvimento científco e tecnológico, desmitifcando seu papel de vilã.

O suplemento “Trilha da Ciência” traz alguns trabalhos apresentados nos Murais realizados em 2012 que revelam o empenho dos alunos no início do Pequeno Cientista, programa que consolidou a iniciação científca realizada pelos alunos sob orientação dos pesquisadores do Hemocentro e da USP de Ribeirão Preto.

Boa leitura!