Célula-tronco e regeneração: alunos participam de coleta de planárias
Qua, 10 de Março de 2010 16:26

Alunos do programa “Adote um Cientista” realizaram coleta de planárias no lago do campus da USP de Ribeirão Preto. A atividade, elaborada pela equipe da Casa da Ciência, permitiu que os estudantes conhecessem um pouco mais sobre células-tronco.

Como está presente em diversos organismos, a célula-tronco, muitas vezes, exerce funções diferentes daquelas realizadas no corpo humano. A planária foi escolhida para a realização desta atividade porque é um animal com grande poder de regeneração devido às suas células-tronco, chamadas de neoblastos. Cortando-se uma planária em alguns pedaços, cada um deles pode dar origem a um animal inteiro.

Durante a atividade de campo os alunos também conheceram como ocorre o crescimento de um vegetal através dos meristemas da planta e observaram a interação entre animais, plantas e diversos outros organismos. Toda a experiência vivenciada pelos alunos durante a atividade de campo foi utilizada para a produção desse vídeo sobre planárias e células-tronco.