Escrever para estudar

Hugo Silva Valadão, 14 anos, é responsável

pela administração do site

Alunos se reuniram, criaram um blog colaborativo e hoje escrevem para aprender e também auxiliar outros estudantes nas pesquisas escolares em diversas disciplinas da rede básica. Com pouco mais de quatro meses no ar, o Estudo Azul já contabiliza mais de 25 mil acessos de cerca de 30 países e 700 cidades diferentes.

O responsável pela manutenção e divulgação do blog é Hugo Silva Valadão, 14 anos, aluno do nono ano do SESI 259, localizado na Vila Tibério, em Ribeirão Preto. O jovem conta que a ideia de criar o Estudo Azul veio do insucesso de outro blog que participava e aponta que normalmente as buscas na rede resultam em conteúdos de difícil compreensão. "Comecei a pensar: como fazer um blog de sucesso e que eu possa me dedicar sem que atrapalhe os estudos? Fiquei meses lendo na internet sobre divulgação de sites, como montar um bom blog e optei por criar um blog de pesquisa, onde a interação com o leitor e os artigos com linguagem objetiva seriam as principais diretrizes", revela.

Hugo defende a escrita como forma de popularizar e dividir o conhecimento aprendido: "De que adianta saber, conhecer, sem que outras pessoas também tenham acesso a tal informação? Pra mim, o hábito de escrever não deve se restringir a estudantes e pessoas que dominam a forma culta, deve se estender a todo aquele que deseja ensinar, que deseja aprender, é uma eficiente forma de lecionar, uma belíssima forma de estudar e memorizar".

O blog, além de Hugo, conta com mais três escritores fixos - Letícia Anelli, 13 anos, Maíra Costa, 13 anos, e Bárbara Benati, 13 anos - que participam do programa Adote um Cientista da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. "De cada cinco artigos da disciplina Ciências, aproximadamente dois são de conteúdos aprendidos no Adote; o programa é muito importante para o blog", afirma Hugo. No site está disponível o artigo "Mundo das bactérias", escrito por Bárbara, que participou do grupo com este mesmo nome no Pequeno Cientista durante o primeiro semestre de 2012 e, junto com outros alunos, estudou esses micro-organismos orientada por pesquisadores do Hemocentro.

Bárbara durante encontro do

Adote um Cientista

Letícia e Maíra em momento de orientação

do programa Pequeno Cientista

Os interessados em colaborar podem enviar um texto para o blog, que, depois de submetido, passa por análise e revisão do conteúdo antes de ser publicado. Quando surgem dúvidas sobre algum conceito, os alunos recorrem aos professores da escola para checar a veracidade das informações.

Acesse www.estudoazul.com e conheça o blog.