Pré-Iniciação Científica
O Pré-Iniciação Científica da USP é um programa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo estimular o interesse científico dos alunos da rede pública de ensino por meio da participação em atividades teóricas e práticas, convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas na pesquisa científica. O programa tem a participação de diversas unidades da USP e recebe apoio da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

A Casa da Ciência assessora os alunos da Pré-Iniciação Científica desde o início do programa, em outubro de 2008. Os alunos, que são de Ribeirão Preto e região, acompanham palestras e também os grupos temáticos do Adote um Cientista, programa da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto que desde 2005 promove a interação entre estudantes da rede básica de ensino e pesquisadores, geralmente pós-graduandos.