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A geometria fractal
Neste encontro do “Adote”, a professora Percília Paschoal de Almeida, falou com os alunos sobre a geometria fractal, ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais, que são formas geométricas abstratas com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área. A geometria fractal é rica em detalhes enquanto a geometria clássica (euclidiana) tem um plano determinado, além disso, a fractal permite que sejam calculados espaços, repetições e delimitação de uma área. Na atividade, os alunos observaram figuras detalhadas de alguns fractais naturais, como o brócolis e um floco de neve, além de animações fractais feitas em computação gráfica.
 
Percília, que é graduada em biologia e matemática, acompanha o programa “Adote um Cientista” da Casa da Ciência junto com seus alunos desde 2009, é professora de biologia do colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto e participou do curso de especialização “Parceiros na divulgação de ciências”, promovido pela Casa da Ciência e Hemocentro de Ribeirão Preto. 
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Ecologia, a ciência das interações

Neste encontro do “Adote um Cientista”, os alunos aprenderam sobre as interações ecológicas e a importância de cada organismo para o funcionamento do ecossistema. Durante a conversa, André Perticarrari, doutor em biologia comparada pela USP, falou da organização dos organismos desde os átomos até complexos organismos, como o ser humano. Os jovens também aprenderam sobre o funcionamento da cadeia alimentar e a estrutura ecológica entre os produtores, consumidores e decompositores.

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Como ocorrem os terremotos?

 

 

No dia 27 de fevereiro de 2010 o mundo todo foi surpreendido por um terremoto ocorrido no Chile. Para desmitificar o assunto e algumas informações controversas transmitidas pela mídia, Vinicius Moreno Godoi, mestre em paleontologia, conversou com os alunos sobre o assunto.

Durante a aula, os jovens aprenderam as diferenças entre atividades sísmicas e atmosféricas, o que é essencial para a compreensão deste fenômeno, já que muitas vezes este tipo de evento é associado ao aquecimento global. Além disso, os alunos aprenderam sobre o funcionamento da dinâmica interna da Terra, as particularidades da estrutura e seus reflexos na crosta terrestre. Os estudantes ainda viram conceitos de terremoto e tremor e como é mensurado e classificado um terremoto. No final da atividade, acompanharam uma atividade experimental, que, por meio de um “simulador de ondas sísmicas”, mostrou a ação dos tremores sobre estruturas e edificações construídas pelo homem.

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Nuvens e algas

André Perticarrari, doutor em biologia comparada pela USP e membro da equipe da Casa da Ciência, falou com os alunos sobre os estados físicos da água – sólido, liquido e gasoso – e discutiu sobre a formação das nuvens. O ciclo da água tem grande importância na formação das nuvens, que são constituídas por pequenas gotículas de água no estado líquido. Durante o encontro, os alunos viram que há outros elementos que influenciam na formação das nuvens, que são as plantas, algas e outros organismos que realizam fotossíntese e mantém a quantidade constante de oxigênio na atmosfera. Ao final da aula os estudantes discutiram sobre poluição, principal causadora da chuva ácida. Como exemplo, os alunos utilizaram a cidade de São Paulo que, devido ao grande fluxo de carros e às indústrias que liberam gases poluentes na atmosfera, tem alto índice de poluição.
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Há muitos e muitos anos...

O planeta está em constante movimento e por isso sofre diversas transformações. Vinicius Moreno Godói, mestre em paleontologia pela USP, falou aos alunos sobre as mudanças ocorridas no planeta devido ao movimento das placas tectônicas e como essas modificações ao longo de milhares de anos influenciaram na configuração atual da crosta terrestre.
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