Pré-IC já começou a todo vapor, mesmo em época de férias
Ter, 17 de Julho de 2012 15:40

{jcomments on}No dia 10 de julho, a terceira turma do Pré-Iniciação Científica da USP deu início às atividades do programa. A Casa da Ciência está coordenando uma equipe de 21 alunos que se inscreveram nos projetos oferecidos pela FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) junto à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade, e, com o auxílio dos pesquisadores e orientadores do Hemocentro, planejou quatro dias de palestras e introdução científica para os estudantes.

No primeiro dia, os alunos conversaram com os pesquisadores Rodrigo Vida e Erika Czerniz, que abordaram assuntos como expressão gênica, mutação, composição das proteínas, moléculas e as aplicações práticas da proteômica. Em seguida, os estudantes leram seus projetos de pesquisas para conhecer o assunto que irão trabalhar nos próximos 12 meses. Depois do almoço, todos acompanharam a palestra da pesquisadora Maristela Delgado Orellana, que falou sobre células-tronco embrionárias e somáticas, potencial de diferenciação e células sanguíneas.

Na quinta-feira, 12, os alunos participaram de atividades com a equipe da Casa da Ciência. Junto com o graduando em biologia, Ádamo Siena, leram artigos científicos relacionados aos temas de seus projetos e apresentaram um resumo dos pontos principais aos seus colegas. No período da tarde, assistiram a palestras do ex-aluno de Pré-IC, Pedro Leopoldo Borges, que em seu projeto, desenvolvido no ano passado, trabalhou com parasitismo e a doença leishmaniose. A doutora em sociologia, Maria José Gerlack Vecchia, falou sobre a importância do registro para a ciência e sobre o PIPOC (Ponto de Informação, Pesquisa e Organização em Ciências), que armazena os registros da Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri e dos programas coordenados pela Casa da Ciência. No final da tarde, os alunos assistiram a um vídeo sobre a evidência da escrita na história da comunicação e participaram de uma oficina de redação com a jornalista da Casa da Ciência, Gisele Oliveira. No final da conversa, os alunos produziram uma matéria contando sobre a experiência do início do programa.

Os alunos, mesmo em período de férias, se mostraram animados para iniciarem suas pesquisas. Alguns, como os grupos que irão estudar abelhas e vespas com o pesquisador Ricardo Couto, já tiveram contato com os pesquisadores que irão coordenar seus grupos e conheceram os projetos que serão abordados durante todo o ano. Para os alunos, o Pré-IC  é um programa muito importante, pois dá oportunidades para jovens de escolas públicas estudarem com pesquisadores e professores da Universidade de São Paulo: “Ele traz  muitos benefícios ao  alunos, porque o estudo nas escolas está cada vez mais limitado e com o Pré-IC os jovens estão tendo oportunidades de aprender de maneira fácil e diferente. Somos nós, alunos, que estaremos fazendo a pesquisa com acompanhamento dos pesquisadores responsáveis, dessa maneira fica muito mais fácil para aprendermos. É diferente do que aprendemos na escola, que raramente sai da teoria. Estaremos vendo na prática como algumas coisas realmente acontecem”, afirma Tayanara Ferreira Franco, 16 anos.

Os alunos estão participando de atividades planejadas para eles durante esta semana e acompanharão o evento “Férias com Ciência” nos dias 24,25 e 26 de julho.

Matéria produzida pelos alunos da Pré-Iniciação Científica 2012/2013.

Redação:

Giovana Carla Rodrigues da Silva, 15 anos – Escola Estadual Profa. Eugênia Vilhena de Morais.

Lumara Ambrosio, 15 anos – Escola Estadual Professor Sebastião Fernandes Palma.

Taynara Ferreira Franco, 16 anos – Escola Estadual Professor Sebastião Fernandes Palma.

Edição do texto: Gisele Oliveira