Pequeno Cientista 2014
Qua, 20 de Agosto de 2014 09:10

A Casa da Ciência está recebendo inscrições para projetos de investigação do Pequeno Cientista. O programa, que terá início no dia 4 de setembro, permite que alunos da rede básica de ensino desenvolvam um pequeno projeto de iniciação científica com pesquisadores do Hemocentro de Ribeirão Preto e da USP. Os pesquisadores interessados em participar do programa podem enviar suas propostas até o dia 27 de agosto, indicando o número de alunos que desejam orientar.

O programa Pequeno Cientista nasceu do interesse da Casa da Ciência em sistematizar resultados de iniciação na pesquisa acadêmica e estreitar as relações com os professores nas escolas e também com os alunos do Adote um Cientista, que desejavam desenvolver um projeto científico completo.

Os jovens participantes do programa frequentam o Adote das 14h30 às 16h e depois seguem para a orientação com os pesquisadores, que acontece das 16h às 17h.

Pesquisadores - orientadores

Os pesquisadores - graduandos, pós-graduandos e pós-doutorandos - podem enviar seus projetos de orientação para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O projeto do Pequeno Cientista deverá apresentar:

- Pergunta(s) e Hipótese(s) que serão investigadas.
- Caminho percorrido para a investigação (metodologia).
- Resultados esperados.
- Conceitos básicos trabalhados.
- Número de alunos que serão orientados.

Para esta edição do programa estão previstos textos de divulgação dos resultados alcançados no site da Casa da Ciência, além da apresentação no 20º Mural, evento previsto para acontecer no dia 4 de dezembro que permite aos alunos trocarem informações e sedimentar os conceitos aprendidos ao longo do semestre.

As orientações acontecerão em 11 reuniões de 1 hora (16h às 17h), sendo que encontro final será dedicado à organização da apresentação e confecção de painel e texto para o Mural.

Pequeno Cientista

O Pequeno Cientista nasceu do crescente envolvimento dos alunos do Adote um Cientista com os temas trabalhados durante o semestre. Os jovens apresentavam interesse e disciplina para desenvolver um projeto científico completo, com começo meio e fim.

Mais informações: (16) 2101-9308.