Pequeno Cientista 2013

Dia 28 de março terá início o Pequeno Cientista, programa em que alunos da rede básica de ensino desenvolvem um pequeno projeto de iniciação científica com pesquisadores da universidade. O Pequeno existe há um ano e nasceu do interesse da Casa da Ciência em sistematizar resultados de iniciação na pesquisa acadêmica e estreitar as relações com os professores nas escolas e também com os alunos do Adote um Cientista, que desejavam desenvolver um projeto científico completo.

Os jovens interessados em participar deverão frequentar o Adote das 14h30 às 16h, onde, além das atividades previstas, serão apresentadas as linhas de pesquisas do programa para este semestre. A orientação com os pesquisadores acontecerá das 16h às 17h.

Pesquisadores - orientadores

Os pesquisadores - graduandos e pós-graduandos – que desejam orientar os alunos devem inscrever seus projetos na Casa da Ciência até o dia 21 de março pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. É permitida a participação de quatro pesquisadores por projeto.

O projeto do Pequeno Cientista deverá apresentar:

- Pergunta(s) e Hipótese(s) que serão investigadas.
- Caminho percorrido para a investigação (metodologia).
- Resultados esperados.
- Avaliações utilizadas para verificar aprendizagem e avanços dos alunos.
- Formas de registros dos resultados e manifestações dos alunos.
- Conceitos básicos trabalhados.
- Número de alunos que serão orientados.

Para este ano estão previstos textos de divulgação dos resultados do programa no site da Casa da Ciência, além da apresentação no 17º Mural, previsto para acontecer no dia 28 de junho. O evento é como um pequeno congresso, que permite que os alunos troquem informações entre si, além de possibilitar a sedimentação dos conceitos aprendidos.

As orientações acontecerão em 12 encontros de cerca de 1 hora (16h às 17h), sendo que os 2 encontros finais serão dedicados à organização da apresentação e confecção de painel e texto para o Mural.

Pequeno Cientista

O Pequeno Cientista nasceu do crescente envolvimento dos alunos do Adote um Cientista com os temas trabalhados durante o semestre. Os jovens apresentavam interesse e disciplina para desenvolver um projeto científico completo, com começo meio e fim. Como já realiza essa ponte entre jovens, professores e pós-graduando da USP, a Casa da Ciência criou este novo programa, visando atender a este desdobramento do Adote.

Mais informações: (16) 2101-9308.