Quintas-feiras com Adote um Cientista retornam em 13 de agosto

O programa Adote um Cientista, desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, retoma seus encontros semanais no dia 13 de agosto, marcando o início da atividades do 2º semestre de 2015. O primeiro encontro do semestre será ministrado pela Profa. Dra. Joana de Andrade, docente do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP).

No primeiro semestre de 2015, o Adote um Cientista realizou 18 encontros com a presença de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, passando por temas como paleontologia, biologia celular, genética, botânica e neurociência.
Para o próximo semestre, além de dar continuidade às palestras semanais, o programa Pequeno Cientista também retoma suas atividades, com a formação de grupos de pesquisa que desenvolvem, sob orientação de pós-graduandos e professores da USP de Ribeirão Preto, projetos de investigação científica. Seu início está marcado para 03 de setembro e, para o final de novembro, é prevista a realização do 22º Mural da Casa da Ciência, que marca o encerramento das atividades semestrais e a apresentação dos resultados alcançados pelo grupinhos de investigação científica.
Os programas da Casa são gratuitos e abertos ao público, indicado para alunos com mais de 12 anos de idade. Para se inscrever, basta comparecer ao Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto no dia 13, às 14h30.

O Adote um Cientista
Toda tarde de quinta-feira, alunos e professores da rede básica de ensino se encontram com pesquisadores da USP para um bate-papo sobre as linhas de pesquisas que desenvolvem na universidade. Com diversas perguntas dos jovens, a troca de informações e experiências é constante no programa, que tem o objetivo de aprimorar a cultura científica nas escolas, despertando o interesse dos alunos na área de ciências por meio de discussões, realização de pequenos experimentos e pesquisas de campo. As atividades também colaboram para a formação e atualização de professores do ensino básico.
Consolidado como o principal programa da Casa da Ciência, o Adote – desde 2005 – já recebeu mais de 2 mil alunos de escolas de Ribeirão Preto e região.

O Pequeno Cientista
O Pequeno Cientista nasceu baseado no Adote, no qual os alunos também participavam de grupos temáticos de investigação orientados por pesquisadores do Hemocentro e da USP. Proposto em 2010, mas implantado na rotina da Casa da Ciência em 2012, o Pequeno Cientista criou uma rotina de acompanhamento dos grupos e fortaleceu a explicitação e a divulgação dos projetos de investigação. Ao todo,
90 grupos temáticos já foram orientados e tiveram seus resultados apresentados no Mural da Casa da Ciência. Com poucas horas de orientação presencial - aproximadamente 10 encontros de 45 minutos durante o semestre –, os jovens têm alcançado resultados positivos na “alfabetização científica”, com desdobramentos dos projetos nas escolas. Na última edição do Mural, 12 grupos de pesquisa, orientados por 21 pesquisadores-colaboradores, apresentaram os resultados obtidos ao longo do semestre.

A Casa da Ciência
A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto teve início em 2001 com a criação do Centro de Terapia Celular - integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP -, coordenado pelos professores Dr. Marco Antônio Zago e Dr. Dimas Tadeu Covas. Unindo pesquisadores qualificados de um importante centro de pesquisa e a longa experiência na área educacional da professora Dra. Marisa Ramos Barbieri, a Casa conquistou espaço dentro da universidade e hoje coleciona parceiros constantes não só no campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, como também de outros campi e universidades.