Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 102 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Casa da Ciência na Semana do Cérebro

A Casa da Ciência preparou uma atividade especial para celebrar a Semana do Cérebro com os alunos do programa Adote um Cientista. Nesta quinta-feira, dia 13, os jovens participarão de um encontro com dois neurocientistas, que vão falar sobre a importância dos modelos animais de autismo e como a neurociência está envolvida no estudo do comportamento social.

A Semana do Cérebro, que acontece de 10 a 16 de março, é um evento internacional que une universidades, hospitais, agências governamentais, escolas e profissionais ao redor do mundo em atividades que têm o objetivo de mostrar os progressos e benefícios da pesquisa em neurociências. No Brasil, a Semana é articulada pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

Neurobiologia do Autismo
O autismo compreende um grupo heterogêneo de transtornos do desenvolvimento que afeta a maturação do cérebro e produz alterações sensoriais, de linguagem e de interação social. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que uma em cada 160 crianças apresenta espectro autista. Para falar sobre o assunto, convidamos o Dr. Rodrigo Romcy-Pereira, professor do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Na palestra intitulada "Neurobiologia do Autismo: Uma questão de maturação e conectividade?", o pesquisador vai abordar o envolvimento de fatores genéticos de predisposição na expressão dos sintomas autistas, além de fatores ambientais que acometem a vida embrionária e pós-natal. "Estudos recentes, em modelos animais, indicam que alterações no controle epigenético durante o desenvolvimento possam gerar distúrbios de maturação neuronal e produzir alterações de conectividade e circuitarias hiperexcitáveis, resultando em sintomas típicos do autismo", revela o professor.

Comportamento social
Por que nos fascinamos tanto com cinema? Por que sentimos medo em filmes de terror? No que se baseia os valores de 'bem' e 'mal' em uma sociedade? Por que fazemos o bem? Por que o bocejo é contagioso? Como tudo isso se relaciona e pode ajudar a explicar os principais sintomas do autismo? Essas perguntas guiarão a segunda parte do encontro, que terá a palestra "Autismo, Filmes de terror, Moral e o Bocejo contagioso: Uma relação biológica?" com o mestrando Danilo Benette Marques, do Laboratório de Investigação em Epilepsia da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP. O pesquisador vai falar sobre como os conceitos da neurociência podem ser aplicados tanto para a compreensão de doenças e transtornos quanto para o entendimento básico do comportamento humano, com foco em uma das propriedades mais importantes do nosso cérebro, a empatia.

O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo no site da Casa da Ciência.

Casa da Ciência na Semana do Cérebro
Dia: 13 de março.
Horário: das 14h30 às 17h.
Local: Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto – Rua Tenente Catão Roxo, 2501.
Informações: (16) 2101-9308.

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP