Atividades da Casa da Ciência para alunos e professores têm início em 7 de março
Qui, 28 de Fevereiro de 2013 07:38

O Adote um Cientista da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto retorna às atividades no dia 7 de março. O programa está em sua 9ª edição e tem como objetivo aprimorar a cultura científica nas escolas, despertando o interesse dos jovens na área de ciências, por meio de discussões, realização de pequenos experimentos e pesquisas de campo. As atividades também colaboram na formação e atualização de professores.

Durante o programa, alunos e professores participam de encontros semanais com pesquisadores da USP, que falam sobre temas específicos de suas linhas de pesquisas desenvolvidas na universidade. Este ano a atividade inaugural será com alunos que passaram pelos programas da Casa da Ciência e atualmente estão realizando pesquisa científica na universidade. Graduandos e pós-graduandos falarão sobre a experiência de entrar em contato com a ciência prematuramente e como isso refletiu nas atividades que exercem hoje. Os jovens também participarão de uma conversa com o Prof. Dr. Dimas Tadeu Covas, diretor presidente da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, que apresentará a instituição e os programas da Casa da Ciência.

Pequeno Cientista
No dia 28 de março terá início o Pequeno Cientista, programa que prevê o desenvolvimento de um pequeno projeto de iniciação científica com pesquisadores. O programa existe há um ano e nasceu baseado no interesse dos alunos do Adote um Cientista para desenvolver um projeto científico completo.

Os jovens interessados em participar deverão frequentar o Adote das 14h30 às 16h, onde serão apresentadas as linhas de pesquisas estudadas durante este semestre, e depois seguir para a orientação com os pesquisadores, que acontecerá das 16h às 17h.

Pesquisadores - graduandos e pós-graduandos – que desejam orientar os alunos do Pequeno Cientista devem inscrever seus projetos na Casa da Ciência até o dia 21 de março pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Os resultados dos projetos conduzidos durante o primeiro semestre serão apresentados no 17º Mural, previsto para acontecer no dia 28 de junho. O evento é como um pequeno congresso, que permite que os alunos troquem informações entre si, além de possibilitar a sedimentação dos conceitos aprendidos.

Inscrições

Professores e alunos dos ensinos fundamental e médio podem se inscrever para participar das atividades que acontecem semanalmente, sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 17h. Os programas recebem alunos a partir de 12 anos e as inscrições devem ser feitas no dia da atividade inaugural.

Dia: 07 de março.
Horário: 14h30 às 17h.
Local: Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto - Rua Tenente Catão Roxo, 2501.
Informações: (16) 2101-9308.