Visita virtual ao CERN desperta interesse por física de partículas
Qui, 01 de Novembro de 2012 10:31

{jcomments on}Pesquisadores brasileiros ligados à experiência ATLAS, do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), receberam em visita virtual os alunos do Adote um Cientista, que participaram com perguntas sobre os experimentos realizados e a estrutura dos equipamentos. A atividade aconteceu dia 25 de outubro de 2012 e teve cerca de 100 expectadores. Além dos alunos do programa, estavam a presentes funcionários do Hemocentro de Ribeirão Preto, graduandos da Física Médica e Ciências da Computação.

Marco Leite é físico e coordena

o grupo da USP que

atua no ATLAS

Marco Leite, pesquisador do Laboratório de Instrumentação Partículas do Instituto de Física da USP e coordenador do grupo da universidade que atua no experimento ATLAS no LHC (Grande Colisor de Hádrons), ministrou uma palestra sobre o CERN antes da visita virtual. O físico explicou como funciona o centro e falou sobre as grandes dimensões dos equipamentos utilizados nos experimentos.

O ATLAS é um experimento de física de partículas conduzido por cientistas de 38 países que explora a natureza fundamental da matéria e as forças básicas que modelam do universo. Este detector mede 25 metros de comprimento e 25 de altura, por isso é considerado o maior e um dos mais elaborados experimentos da física de partículas. Ele funciona com várias camadas que seguem as trajetórias e medem a energia da maioria das partículas carregadas e neutras. A curvatura dessas trajetórias que atravessam o campo magnético permite a determinação precisa de sua velocidade e carga elétrica.

Cerca de um bilhão de colisões são geradas por segundo no ATLAS, mas apenas algumas têm características que podem levar a novas descobertas. Por isso, o pesquisador Marco Leite ressaltou a importância do processamento dos dados coletados e falou sobre o sistema de seleção de eventos, que escolhe exatamente qual deve observar, evitando que a geração de um volume imenso e desnecessário de dados.

Depois da palestra os jovens iniciaram a visita virtual e fizeram diversas perguntas para os pesquisadores brasileiros que estavam na sala de controle do ATLAS. O pós-doutorando do Laboratório Nacional de Brookhaven (Estados Unidos), Denis Oliveira Damazio, conduziu a conversa, que foi desde a manutenção dos equipamentos, energia elétrica utilizada pelo centro, campo magnético empregado nos experimentos, até partículas subatômicas estudadas. Participaram também os pesquisadores Yara Amaral Coutinho, professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Danilo Enoque Ferreira de Lima, doutorando na Universidade de Glasgow (Reino Unido); e Julio Souza, mestrando da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Na sala de controle do ATLAS: Danilo Enoque Ferreira de Lima,

Denis Oliveira Damazio, Yara Amaral Coutinho e Julio Souza

Cerca de mil estudantes de todo o mundo participam do experimento ATLAS. As tarefas são dividas em pequenos projetos estudados por grupos de trabalho espalhados pelo mundo que colaboram no sucesso global do projeto. O CERN desenvolve diferentes programas educacionais em física de partículas, especialmente com o sistema de visitas virtuais que está sendo iniciado nesse momento com universidades brasileiras com o objetivo de aproximar pesquisadores com experiência dentro da atividade de pesquisas a estudantes de diferentes níveis.

A Casa da Ciência tem um histórico que comprova uma relação intensa com a área biológica e também da saúde, mas há algum tempo almejava uma aproximação com as exatas. Por isso, este evento organizado com o CERN trouxe novas perspectivas de parcerias com o campo da física e matemática para os programas que coordena.

A palestra completa do Dr. Marco Leite está disponível em nosso canal no Youtube:

A visita foi transmitida ao vivo por webcast pelo CERN e está disponível no endereço: http://atlas-live-virtual-visit.web.cern.ch/atlas-live-virtual-visit/2012/SaoPaulo-2012-Pt.html

As fotos estão disponíveis em: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.427418347317224.98094.100001471861041&type=1&l=fc093365ea