Aula integra conceitos de evolução, neurociências e modelos animais
Sex, 27 de Maio de 2011 15:34

{jcomments on}A Casa da Ciência deu início ao sexto ano do programa “Adote um Cientista” no dia 16 de março durante a Semana do Cérebro, por isso, o tema do encontro foi exatamente esse.

A Semana do Cérebro (Brain Awareness Week) tem o objetivo de divulgar e conscientizar o público sobre os progressos e benefícios da pesquisa em neurociências, por isso, todo ano, no mês de março, une universidades, hospitais, agências governamentais, escolas e profissionais ao redor do mundo em atividades de celebração ao cérebro. O Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), falou aos alunos sobre o privilégio de estarem em contato com os pesquisadores e também a importância de conhecerem o funcionamento e as doenças que acometem o cérebro.

Cleiton Lopes Aguiar, doutorando, e Danilo Marques Benette, graduando em biologia, ambos pesquisadores em neurociência pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), que já vem participando do “Adote” em vários momentos, foram convidados a falar com os alunos na aula inaugural do programa. Os temas escolhidos foram origem evolutiva da espécie humana e a utilização de modelos animais nos estudos da aprendizagem e memória.

Confira o vídeo com o resumo do primeiro encontro:

Este encontro aconteceu em 16/03/2011.