Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 46 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Alunos do “Adote” são aprovados no vestibular

Alunos que frequentaram o programa “Adote um Cientista” foram aprovados na Unesp. Diego Garcia Sanchez, Mara Elisama da Silva e Yunan Costa Januário foram aprovados em Ciências Biológicas na Unesp de Jaboticabal; Danilo Garcia Sanchez está em segundo lugar na lista de espera do curso de Farmácia – Bioquímica na Unesp de Araraquara. 
 
Além de frequentar encontros com pesquisadores e projetos próximos à iniciação científica, estes alunos participaram da peça “As relíquias do sangue e Sara”, que foi apresentada em 2008 durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, na 60˚ reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Campinas e em 2009 na 9˚ Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A peça, que fala da importância da doação de sangue e do sistema imunológico, apresenta as características das hemácias, plaquetas, anticorpos, natural killers (NK), células dendríticas, linfócitos e vírus. 
 

Os irmãos Diego e Danilo Sanchez começaram a frequentar o Adote em 2007, foram alunos da escola estadual Cônego Barros. Na peça representaram os Linfócitos T e B, células presentes no sistema imunológico capazes de destruir muitos tipos de antígenos (corpos estranhos). Diego conta que foram as experiências que teve durante o programa que despertou sua atenção para a biologia: “As aulas práticas em laboratório despertaram muito meu interesse e trouxeram a realidade. É engraçado dizer, mas fez com que a realidade ficasse mais real, porque aquilo que estudamos na escola saiu dos livros, pois na escola não tem laboratórios com todos os equipamentos”.
 
 Mara Elisama foi aluna da escola estadual Otoniel Mota e começou a frequentar a Casa da Ciência em 2005, participou das peças “Agonia de uma célula”, “Bate papo no ponto” e em “Relíquias do Sangue e Sara” atuou como anticorpo junto com Yunan, que frequentou o “Adote” em 2009 e entrou na peça para substituir outra aluna. 
 
 
 
Todos os alunos ainda aguardam resultados de vestibulares de outras universidades.
 
Saiba mais sobre a peça "Relíquias do sangue e Sara" na 19º edição do Jornal das Ciências.
 
 
 
 

 

 
AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP