Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 184 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
O uso de medicamentos

Julieta Ueta, doutora em Bioquímica pela USP e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP- USP), falou com os alunos do “Adote um Cientista” sobre a importância do uso consciente de medicamentos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem grande preocupação com o uso inadequado de medicamentos e busca orientar a utilização correta. 

Os medicamentos são compostos por uma fórmula ou composição e para produzi-los é preciso juntar substâncias químicas que têm atividade com outras que não tem. O fármaco, que tem ação farmacológica ou de interesse médico, tem atividade, pois é ele que faz o efeito do medicamento, como por exemplo, a aspirina (ácido acetilsalicílico); o ácido acetilsalicílico é uma substância química que têm efeito analgésico no organismo. As substâncias que não tem atividade são conhecidas como inertes (excipientes) e não são consideradas fármacos.
 

 
Os excipientes são as substâncias que completam a massa ou volume especificado no medicamento, é uma sustância farmacologicamente inativa usada como veículo para o princípio ativo.
 
Encontro realizado em 17/05/2010. 
 
 
 

 

 

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP