A fecundação humana - o que é mitose e meiose?

Fernando Rossi Trigo, biólogo formado pela USP e membro da equipe da Casa da Ciência, explicou aos alunos do “Adote um Cientista” sobre mitose meiose, que são processos de divisão celular de grande importância para todos os seres pluricelulares.

Nas fases iniciais de formação do homem, a mitose - processo pelo qual uma célula origina duas novas células idênticas a ela – é fundamental para o crescimento e manutenção de estruturas, auxilia nos processos de cicatrização e, no caso das plantas, é responsável pela formação dos gametas. Achou estranho um gameta ser formado por mitose? Você sabe como é o ciclo de vida das plantas?

meiose é um processo de divisão celular em que as células têm seu número de cromossomos reduzido pela metade, além de formar unidades distintas, devido ao crossing-over. Por meio desse processo são formados os esporos das plantas e os gametas nos animais - óvulos e espermatozóides.

Fundamental para o processo evolutivo e perpetuação de um número cromossômico constante nas espécies, a meiose nos homens levam à formação de gametas com 23 cromossomos que, após a fecundação (união do gameta masculino e feminino) origina o zigoto, primeira célula do indivíduo com 46 cromossomos.

Óvulo e espermatozóide

Como todos sabemos, óvulo é o gameta feminino e o espermatozóide o masculino. O espermatozóide tem uma “bolsinha” cheia de enzimas digestivas que recebe o nome de acrossomo, que ajuda na fecundação realizando digestão da parede do óvulo, permitindo sua entrada. Quando o espermatozóide entra no óvulo ele entrega seu DNA, percebendo a entrada desse material genético, esse muco que envolve o óvulo, que antes era gelatinoso, se enrijece, evitando a entrada de outros espermatozóides. É por isso que o óvulo é fecundado por apenas um espermatozóide.

Fernando: "A espécie humana tem quantos cromossomos?".

Alunos: "46".
Fernando: "Os espermatozóides têm quantos cromossomos?".
Alunos: "23".
Fernando: "Por quê?".
Alunos: "Cada gameta (óvulo e espermatozóide) tem 23 cromossomos que ao se juntarem formam 46, que dão origem ao indivíduo".
Fernando: "Esse encontro de gametas gera a primeira célula do ser vivo chamada de zigoto ou célula-ovo. É essa célula-ovo que vai criar o indivíduo com trilhões de células?”.
Alunos: "Sim".

Curiosidade

Um homem adulto possui aproximadamente 80-90 trilhões de células, das quais 1/8 realmente são dele, o restante são microrganismos associados.

Este texto tem como objetivo reportar a interação entre alunos e pesquisador e os conceitos tratados durante os encontros do programa “Adote um Cientista”.

Encontro realizado em 05/05/2010.