Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 159 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Alunos aprendem sobre fermentação
Em encontro do “Adote”, alunos aprenderam e conversaram sobre fermentação com Ádamo Siena, que é graduando em Ciências Biológicas pela Unesp de Jaboticabal e já foi frequentador dos programas da Casa da Ciência entre os anos de 2002 e 2008.
Durante a aula, os jovens acompanharam um experimento prático com bexigas e tubo de ensaio, com o que conseguiram entender a fermentação como um processo metabólico utilizado pelas células para obtenção de energia; fenômeno que se dá na ausência de oxigênio e  acontece por meio da quebra da molécula de glicose. 
Por acontecer de maneira anaeróbica, a fermentação gera um número baixo de ATP (trifosfato de adenosina) se comparada à respiração. ATP é o nome de moléculas geradas na fermentação, responsável por originar e disponibilizar energia para a célula. Os alunos ficaram intrigados com a liberação de gás carbônico no experimento, responsável por fazer a bexiga inflar. Associando o experimento à produção de pão, conseguiram entender como o pão fica macio e saboroso.
 
Encontro realizado em: 12/04/2010.
 

 

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP