Alunos aprendem sobre fermentação
Em encontro do “Adote”, alunos aprenderam e conversaram sobre fermentação com Ádamo Siena, que é graduando em Ciências Biológicas pela Unesp de Jaboticabal e já foi frequentador dos programas da Casa da Ciência entre os anos de 2002 e 2008.
Durante a aula, os jovens acompanharam um experimento prático com bexigas e tubo de ensaio, com o que conseguiram entender a fermentação como um processo metabólico utilizado pelas células para obtenção de energia; fenômeno que se dá na ausência de oxigênio e  acontece por meio da quebra da molécula de glicose.
Por acontecer de maneira anaeróbica, a fermentação gera um número baixo de ATP (trifosfato de adenosina) se comparada à respiração. ATP é o nome de moléculas geradas na fermentação, responsável por originar e disponibilizar energia para a célula. Os alunos ficaram intrigados com a liberação de gás carbônico no experimento, responsável por fazer a bexiga inflar. Associando o experimento à produção de pão, conseguiram entender como o pão fica macio e saboroso.

Encontro realizado em: 12/04/2010.