Casa da Ciência une professor e pesquisador

No dia 2 de março teve início mais uma disciplina da pós-graduação coordenada pela Casa da Ciência. Intitulada “Trabalho de Campo do Professor-Pesquisador”, a disciplina é oferecida pelo departamento de Clínica Médica da

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Além dos alunos da pós-graduação, participam das aulas professores da rede básica, que seriam tutores dos pós-graduandos nos   exercícios práticos de preparação e execução de aulas. Nesta primeira aula estavam presentes a Prof. Ivaneia Alves, da EMEF Profª Arlinda Rosa Negri da cidade de Dumont, e a Prof. Aline Karina Fodra da E. E. Cid de Oliveira Leite, de Ribeirão Preto.

O programa da disciplina é fundamentado nas atividades já desenvolvidas pela Casa da Ciência no Hemocentro em Ribeirão Preto e propõe uma aproximação das atividades de pesquisador e as de professor. Por isso, busca problematizar a realidade docente com a finalidade de construir, junto com os pós-graduandos e professores, atitudes coerentes com a proposta do professor-pesquisador, considerando o professor um investigador de sua ação docente.

A disciplina também ressalta a importância da divulgação, pois a Casa da Ciência entende que o professor-pesquisador, que investiga e divulga os resultados de suas aulas como uma atividade essência à produção de conhecimento, fortalecimento da pesquisa educacional e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Os pós-graduandos realizarão atividades práticas no programa “Adote um Cientista” e nas escolas E.E. Cônego Barros e EMEF Profª Arlinda Rosa Negri, de Dumont.

Os docentes responsáveis pela disciplina são Prof. Dra. Marisa Ramos Barbieri e Prof. Dr. Dimas Tadeu Covas e contam com o apoio dos docentes convidados Maria José de Souza Gerlack Vecchia, Gustavo Leopoldo Rodrigues Daré, Simone Kashima Hadad e Aparecida Maria Fontes.