Ação Docente na Iniciação Científica
Essa disciplina, oferecida pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), prevê que o pós-graduando desenvolva, sob supervisão da equipe da Casa da Ciência, o papel de orientador de tarefas em grupo que caracterizem um programa de iniciação científica em diferentes graus de escolaridade, atendendo ao caráter coletivo do ambiente escolar.

O programa propõe uma trajetória metodológica que aproxima atividades de pesquisador às de professor, e considera fundamental uma avaliação do processo ensino/aprendizagem e a consequente divulgação dos resultados, para isso, apoia o aprimoramento da redação para a divulgação da vivência do pós-graduando como orientador científico e dos seus alunos como produtores de projetos científicos.

Os programas de iniciação científica adquiriram importância docente e discente na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, porém há espaço limitado de discussão perante a pós-graduação. Esta disciplina permite debater com os pós-graduandos as estratégias pedagógicas envolvidas no trabalho de orientação docente de programas de iniciação.