Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 32 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
No Adote um Cientista, o pesquisador ensina, sim!

Esta nova seção do site trará alguns aspectos da rotina dos programas e projetos da Casa da Ciência. Aqui serão divulgados dados e resultados alcançados pelos nossos programas, valorizando a rede de pesquisadores formada, as parcerias com escolas e professores e a participação de alunos e de ex-alunos nas atividades da Casa.

 

Em 2015, mais de 100 pesquisadores passaram pelos principais programas e projetos da Casa. Só no programa Adote um Cientista, foram 33 pesquisadores-palestrantes falando sobre suas linhas de pesquisa em 22 encontros do programa Adote um Cientista durante todo o ano.

Trazendo temas diversificados de distintas áreas do conhecimento, os palestrantes apresentaram aos alunos temas relacionados à saúde humana, biologia comparada, botânica, entomologia, ecologia, farmacologia, neurociência, fisiologia, dentre outros. 

São riquíssimos momentos de interação entre alunos da rede básica de ensino com pesquisadores que, em encontros com cerca de uma hora e meia de duração, aproximam os alunos da realidade da pesquisa e do mundo acadêmico.

Em conversa com pesquisadores que passaram pelo Adote no último ano, a opinião é unânime: todos gostaram. E ainda apontam que um dos aspectos mais impressionantes são as perguntas que os alunos fazem. Segundo os palestrantes, eles partem de ideias simples para elaborar perguntas que podem parecer diretas, mas que demandam respostas complexas – cabe ao pesquisador acessar conceitos básicos da área para respondê-las de forma apropriada. E isso acontece em apresentações com menos de uma hora de duração!

E não é à toa que o programa Adote um Cientista está entrando em seu 12º ano. Reformulados diversas vezes, com o objetivo de sempre melhorá-lo, o programa chega em 2016 com um formato consolidado e que contribui muito, tanto aos alunos quanto aos pesquisadores envolvidos.

 

por Vinicius Anelli

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP