Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 184 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Jornalista da Agência FAPESP visita Casa da Ciência
Ter, 14 de Julho de 2015 14:19

No último dia 25 de junho, a Casa da Ciência recebeu a visita da jornalista Noêmia Lopes, da Agência FAPESP. Ela acompanhou parte da rotina da Casa, participando de um dos eventos mais importantes do programa: o 21º Mural da Casa da Ciência, que marca o encerramento das atividades do semestre do programa Adote um Cientista e os resultados obtidos ao longo dos encontros no programa Pequeno Cientista (leia mais sobre a mais recente edição do Mural aqui).

Em matéria veiculada em 13 de julho, no site da Agência FAPESP, Noêmia destacou diversos aspectos do projeto. Ela conversou com a atual equipe da Casa sobre as propostas, as atividades de rotina e também sobre as dificuldades enfrentadas para se realizar a difusão e a divulgação científica.
Ao explicar sobre a atuação da Casa da Ciência, a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri, destacou a importância de se estreitar os laços entre a pesquisa e a escola. “Hoje funcionamos como uma ponte entre a escola e a universidade. Mas foi uma conquista lenta, que requer uma permanente renovação de vínculos. Isso porque a formação dos professores de ensino básico falha ao afastá-los da pesquisa e a formação dos pós-graduandos falha ao distanciá-los do ensino. Precisamos investir em parcerias duradoras, capazes de ir muito além de ações como visitas ao campus”, contou ela.
Além de acompanhar as apresentações dos 12 grupos de pesquisa no Mural, Noêmia registrou depoimentos dos pequenos cientistas e também de pesquisadores, como Ádamo Siena, cuja história com a Casa possui desdobramentos bastante interessantes. Sua passagem pela Casa como aluno, em 2001, influenciou sua escolha profissional: formou-se em Ciência Biológicas pela UNESP de Jaboticabal, voltou para o programa, fazendo parte da equipe até 2013 e hoje, é mestrando pela Faculdade de Medicina, da USP de Ribeirão Preto, e pesquisador colaborador do programa.
A Casa da Ciência, no Hemocentro de Ribeirão Preto, faz parte do Centro de Terapia Celular da USP (CTC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP. Dentre os objetivos do 17 CEPIDs mantidos atualmente pela FAPESP, está a missão de realizar atividades de extensão para alunos e professores da rede básica de ensino, e para o público em geral.

 

Confira a matéria, na íntegra, no site da Agência FAPESP: http://goo.gl/Qa2grn.

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP