IV Semana Nacional do Cérebro – Casa da Ciência 2015
Qui, 12 de Março de 2015 12:32

A Semana do Cérebro (Brain Awareness Week) é uma campanha global para divulgar os benefícios e avanços do estudo do cérebro. Idealizada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain, chega em 2015 à sua 19ª edição internacional, entre os dias 16 e 22 de março. Nos dias 19 e 21, quinta e sábado, a Casa da Ciência marcará presença em atividades da IV Semana Nacional do Cérebro.

No Brasil, os primeiros eventos de divulgação simultânea da BAW ocorreram em 2010, no Rio de Janeiro, iniciativa de diversas instituições e pesquisadores da cidade. Em 2011, pesquisadores da USP de Ribeirão Preto abraçaram a causa com entusiasmo, dentre eles o Prof. Dr. Norberto Garcia-Cairasco, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Desde então, a Casa da Ciência vem sido convidada para participar de atividades do evento que, a cada nova edição, cresce ainda mais.

Neste ano não será diferente! No dia 19 de março, o programa Adote um Cientista terá uma edição especial. A partir das 14h30, o Prof. Dr. Norberto Garcia-Cairasco, diretor do Laboratório de Neurologia e Neuroetologia Experimental e coordenador do Programa de Graduação em Fisiologia da FMRP, irá ministrar a palestra “Neurociência e Artes: Da Arte nas Cavernas à Tecnologia Digital”. Já às 15h30, o pesquisador irá coordenar a “Oficina da Vinci”, uma oficina de artes visuais na qual os alunos irão confeccionar pôsteres com formato cerebral, neuronal ou de sinapses.

Os pôsteres confeccionados na “Oficina da Vinci” serão expostos no dia 21, sábado, na Praça XV de Novembro, no centro de Ribeirão Preto, no evento “SOS: O Cérebro na Praça”. Nesse mesmo dia, alunos do programa Pequeno Cientista irão apresentar seu trabalho “Fronteiras em Neurociência”, desenvolvido na Casa sob orientação do pesquisador Dr. Cleiton Lopes Aguiar, durante o segundo semestre de 2014.