Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 40 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Casa da Ciência recebe alunos Pibid da UFTM
Seg, 17 de Novembro de 2014 10:18

Pela terceira vez neste ano, a Casa da Ciência recebeu alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A visita, que aconteceu no dia 23 de outubro, foi direcionada a alunos do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) – iniciativa da Capes para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

 

Acompanhados pelo professor Dr. Fernando Lourenço Pereira, o grupo de 31 alunos acompanhou o encontro do Adote um Cientista com a Profa. Dra. Fabíola Attié de Castro sobre apoptose (link para o Adote em Pauta). No programa Adote, um pesquisador da universidade é convidado a apresentar, durante pouco mais de uma hora, temas recentes da ciência para alunos e professores da rede básica. Neste dia, os futuros professores, puderam acompanhar a interação dos jovens com a pesquisadora e também fazer perguntas sobre o tema. O Prof. Fernando elogiou o programa e o espaço que a Casa oferece para discutir os conhecimentos atuais, relacionando-os ao ensino de ciências e de biologia. “Meus alunos estão em busca desse processo e é muito importante estarmos aqui para discutir esses aspectos”, finalizou. 

Na segunda parte da visita, os graduandos participaram de uma conversa com a coordenadora da Casa da Ciência Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri, que falou sobre os resultados alcançados com os alunos que passam pelos programas educacionais da Casa. A professora prosseguiu contando do interesse observado nos alunos pela aprendizagem e por temas complexos, salientando que eles não assimilam apenas conceitos, mas também aprendem a estudar. 

Para a coordenadora, a Casa proporciona avanços não apenas aos alunos, mas também aos pesquisadores parceiros - que afirmam que melhoram em diferentes aspectos de sua formação acadêmica após o contato com os alunos dos programas.

O biólogo Fernando Rossi Trigo, integrante da equipe da Casa, conduziu o encerramento da visita exibindo um breve histórico dos programas e discutiu alguns aspectos trazidos pelos próprios alunos, como os estágios da licenciatura e as atividades que desenvolvem nas escolas por meio do Pibid. 

Fernando trouxe, ao fim da conversa, um ponto muito defendido pela Profa. Marisa, a memória educacional. A discussão foi focada na falta da divulgação dos progressos, estudos e inovações na área da educação, reflexo do sistema educacional atual, baseado em um processo que não privilegia a memória e que leva ao início de uma nova trajetória a cada ano escolar, ignorando tudo o que foi feito anteriormente, erros ou acertos.

 

Casa da Ciência também recebeu visita de alunos da UFTM no dia 12 de setembro.

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP