Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 185 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Brasil conquistou cinco medalhas na 55ª Olimpíada Internacional de Matemática

Na disputa pelas medalhas da 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, da sigla em inglês), os estudantes da equipe brasileira garantiram três medalhas de prata e duas de bronze. A competição, que encerrou no dia 13 de julho, foi realizada na Cidade do Cabo, África do Sul.

Murilo Corato Zanarella, 16 anos, Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos, de São Paulo e Daniel Lima Braga, 16 anos, do Ceará, tiveram o melhor desempenho da equipe brasileira garantindo as medalhas de prata, enquanto Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo, voltaram ao país com as medalhas de bronze. Alessandro de Oliveira Pacanowski, 18 anos, do Rio de Janeiro recebeu uma menção honrosa.

Com este resultado o Brasil deixou a África do Sul ocupando a 34ª posição no ranking geral por países com 122 pontos. A equipe da China teve a melhor colocação com 201 pontos, seguida pelos Estados Unidos com 193 e Taiwan com 192.
As provas ocorreram na manhã dos dias 8 e 9 de julho, na University of Cape Town. Nessas datas, os estudantes tiveram 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, inéditos, com valor de sete pontos cada, que somados dão a pontuação final para a obtenção de medalhas. Os problemas da prova, que foram resolvidos individualmente, foram selecionados a partir de diferentes áreas da matemática do ensino médio como álgebra, análise combinatória, geometria e teoria dos números. As provas da IMO são sempre definidas dessa forma para que todas essas áreas estejam representadas.

Os professores Onofre Campos da Silva Farias e Samuel Barbosa Feitosa, membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, acompanharam a equipe e tiveram a missão de avaliar e defender as soluções dos brasileiros ante o tribunal de coordenação, formado este ano por 48 especialistas, trabalho que foi fundamental na obtenção das medalhas brasileiras.

A IMO

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a mais importante, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas internacionais científicas do mundo. Realizada desde 1959 durante o mês de julho, cada ano em um país, a competição envolve a participação de jovens estudantes com até 19 anos e que não tenham ingressado na universidade.

Este ano o evento foi disputado pela primeira vez no continente africano e contou com a participação de 560 estudantes de 101 países. A IMO de 2015 será realizada em Chiang Mai na Tailândia.

 

Fonte: Olimpíada Brasileira de Matemática.

Imagem: Divulgação.

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP