Alunos são mais propensos a aprender quando tomam notas à mão

Estudo recente da Universidade de Princeton revela que os alunos são mais propensos a aprender quando usam o caderno e não o computador para tomar notas em sala de aula.

O artigo publicado na revista Psychological Science, pelos pesquisadores Pam A. Mueller, da Universidade de Princeton, e Daniel M. Oppenheimer, da Universidade da Califórnia, apresenta três estudos que seguiram os hábitos de anotações de estudantes da Universidade de Princeton e testaram a retenção de conhecimento entre alunos que usam o laptop e aqueles que escrevem à mão.

Os resultados indicam que os alunos que utilizaram laptops criaram registros quase literais das aulas, mas não foram bem nos testes de retenção do conhecimento quando comparados com os que escreveram suas notas no caderno.

"Apesar de sua popularidade crescente, os laptops podem estar fazendo mais mal do que bem em salas de aula", escreveram os autores.

Os pesquisares acreditam que os alunos que anotam no caderno se envolvem mais no processamento do conhecimento do aqueles que utilizam computadores porque selecionam informações mais importantes para incluir em suas notas.

Para Mueller, quando se trata de tomar notas, a pesquisa mostra que o uso do caderno ajuda na retenção tanto no curto quanto a longo prazo. "Os computadores têm vantagens como auxiliares de aprendizagem, mas não são universalmente eficazes. Eu não acho que eles são inimigos, necessariamente, mas em situações em que você está tentando compreender as idéias, não acho que eles são muito úteis'', disse.

A descoberta mais surpreendente da pesquisa foi a de que os alunos que tomaram nota por meio do computador apresentaram pior desempenho do que os que utilizam o caderno, mesmo após terem uma semana para estudar antes do teste.

Fonte: Universidade de Princeton.

Imagem: Wikimedia Commons.