‘Canudinhos’ ajuda a trabalhar conceitos de genética de populações e seleção natural

Imagem: Revista Genética na Escola Vol. 9

Como um gene é transmitido entre gerações e como a pressão seletiva pode favorecer ou prejudicar determinados alelos em uma população podem ser conceitos difíceis de trabalhar em sala de aula. Um trabalho desenvolvido na Casa da Ciência, que acaba de ser publicado na revista Genética na Escola, propõe a abordagem desses temas com os alunos de forma lúdica por meio de uma simulação denominada Canudinhos.

A simulação Canudinhos foi desenvolvida junto a professores e pesquisadores e foi aplicada a diversos alunos. O proposta original passou por modificações baseadas em suas avaliações visando o melhor uso do material como apoio pedagógico em sala de aula, aumentando gradualmente seus níveis de complexidade e articulação. Os resultados obtidos nesses diferentes momentos de aplicação estão disponíveis no acervo Ponto de Informação, Pesquisa e Organização em Ciências (Pipoc), que documenta e registra as atividades educativas que acontecem na Casa da Ciência e possibilita reavaliar e investigar a relação entre os programas desenvolvidos.

O trabalho é resultado de um processo educacional iniciado em 2001, durante o curso de especialização "As células, o genoma e você, professor", oferecido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. Com mais de 540 horas de trabalho, 94 professores de 16 cidades puderam participar de encontros com pesquisadores, pós-graduandos e equipe da Casa em seis Grupos de Pesquisas: Biomoléculas, Biologia Molecular do Câncer, Células-Tronco, Citogenética, Genética e Retrovírus. Nos encontros, os participantes compartilharam experiências e desenvolveram materiais de apoio pedagógico, que deveriam ser avaliados nas escolas em que lecionavam. Ao longo do curso, aproximadamente 300 produções foram desenvolvidas, como artigos, textos, jogos, aulas, cartilhas, modelos, painéis, peças de teatro, desenhos, relatos, histórias em quadrinhos, resenhas, dentre outras.

Segundo o site Genética na Escola, a revista é destinada à comunidade de professores de Genética e Biologia Evolutiva nos ensinos básico e superior. A publicação é mantida pela Sociedade Brasileira de Genética e propõe a difusão de experiências educativas na área de genética, abrangendo práticas inovadoras ou enfoques metodológicos que proporcionem reflexões sobre conceitos dessa área e discuta seus desdobramentos na tecnologia e na qualidade de vida das populações e a divulgar materiais destinados ao trabalho em sala de aula.

"Agradecemos o apoio e a dedicação de todos que contribuíram para a finalização e divulgação do trabalho. Gostaríamos de manter contato com as pessoas que utilizarem a proposta em sala de aula para que possamos trocar experiências, divulgarmos outros achados e avançarmos na ideia", comenta Fernando Trigo, um dos autores do trabalho.

O artigo foi publicado no mês de março e pode ser acessado no link: http://geneticanaescola.com.br/vol-ix1-artigo-1/