Formigas formam 'balsa' para sobreviverem a alagamento

Em situações de emergência, a união faz a força. Quando formigas se deparam com uma inundação, se unem para formar uma 'balsa' e navegam até encontrar terra firme. Durante a empreitada, o grupo explora a flutuabilidade de sua ninhada, que é muito resistente às inundações. As informações são de um estudo publicado na revista PLoS ONE por um grupo de pesquisadores da Universidade de Lausanne, na Suíça.

Os pesquisadores estudaram a formação de jangadas em uma espécie de formiga que habita as planícies aluviais do rio Ródano, no Valais. No laboratório, eles simularam inundações com pequenos grupos de operárias, crias e rainhas. Os cientistas conseguiram observar a posição de várias categorias de indivíduos dentro das jangadas e constataram que as operárias eram colocadas sistematicamente sobre os mais jovens da sociedade - as larvas e as pupas, que formavam a base da embarcação.

Segundo a pesquisadora Jessica Purcell, autora do estudo, as formigas são altamente resistentes ao afogamento e a ninhada sobrevive sem qualquer problema, mesmo que permaneça por um longo período submersa no fundo da jangada. "As larvas e pupas, que têm melhor flutuabilidade, funcionam como uma boia. Graças a elas, as operárias passam menos tempo submersos, o que diminui o tempo de recuperação ao retornar à terra", explica.

A rainha, que é essencial para a sobrevivência da colônia, é colocada na parte mais protegida: no centro da jangada. "No geral, a formação da jangada permite que as formigas fiquem juntas e superem coletivamente uma situação crítica explorando as melhores características de cada membro da sociedade ", diz Michel Chapuisat, pesquisador envolvido no estudo.

Neste vídeo é possível ver a formação da 'balsa' com duas rainhas:

Formica selysi- Raft formation with two queens from Jessica Purcell on Vimeo.

Fonte: Universidade de Lausanne - Suíça.