Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 144 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Estão abertas as inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Todas as escolas públicas do país (municipais, estaduais e federais), com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, poderão inscrever seus alunos na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014) no site www.obmep.org.br. As inscrições serão encerradas no dia 21 de março e a prova da 1ª fase será no dia 27 de maio.

 

A OBMEP é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em 2005, tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Hoje a OBMEP mobiliza mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros).

Para marcar os 10 anos da Olimpíada, o IMPA lançou o Portal da Matemática (http://matematica.obmep.org.br), composto de vídeo-aulas de aproximadamente 10 minutos e outros conteúdos interativos correspondentes aos tópicos da grade curricular das escolas brasileiras desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O Portal é mais uma iniciativa do IMPA para democratizar e facilitar o acesso de todos (professores, alunos e familiares de alunos) a conteúdos de alta qualidade na área de matemática.

Sobre a OBMEP

Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3.

A OBMEP é realizada em duas fases: na 1ª fase, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e é realizada nas próprias escolas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.

Assim, os 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase se classificam para a 2ª fase. Nesta fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os alunos fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. A prova da 2ª fase acontece em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e é corrigida por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada.

Os alunos premiados são divulgados no site da Olimpíada. Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada (www.obmep.org.br), podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.

Os 6.500 medalhistas da OBMEP 2014 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr., que será realizado em 2015.

Além do PIC, destinado a alunos medalhistas que estejam no Ensino Fundamental e Ensino Médio, a OBMEP abrange uma série de outros programas, como o PICME (iniciação científica e mestrado em matemática para alunos que estejam cursando a graduação, independente do curso); o POTI (Programa Olímpico de Treinamento Intensivo); o PECI (Preparação Especial para Competições Internacionais); e os Clubes de Matemática.

 

Fonte: OBMEP.

 

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP