Hemocentro e Casa da Ciência recebem o programa “Eu na USP Jr”

{jcomments on}Nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro aconteceu a segunda edição do “Eu na USP Jr”, programa em que alunos do ensino fundamental participam de atividades na universidade monitorados por graduandos da USP.

Em Ribeirão Preto, os alunos visitaram a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, o Museu Histórico da Faculdade de Medicina (FMRP) da USP e a Fundação Hemocentro. “Eu na USP Jr” é um programa implantado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da universidade e tem por objetivo fazer com que os alunos do ensino fundamental e médio vivenciem a atmosfera científica e cultural da USP.

O Hemocentro de Ribeirão Preto preparou atividades especiais aos alunos como a exposição “Caminho do Sangue”, em que os alunos conheceram as instalações do Hemocentro, acompanharam a coleta de sangue e os processos hemoterápicos. Os estudantes ainda participaram de palestras com os pós-graduandos da instituição sobre o uso e a pesquisa de células-tronco.

A equipe da Casa da Ciência elaborou palestras e atividades de observação de algumas células e planárias no microscópio. Os alunos também assistiram duas produções da equipe da Casa da Ciência: um vídeo didático sobre células-tronco e planária e a peça teatral “O Barbeiro de Chagas”, que fala sobre a doença de Chagas e sua descoberta pelo médico sanitarista Carlos Chagas.

Nos três dias de atividades, os 46 alunos que passaram pelo Hemocentro, foram acompanhados pelas monitoras Daniele Viola, Heloisa Spagnoli e Thaís Miquelim, alunas de graduação da USP. O programa “Eu na USP Jr”, que teve sua primeira edição em julho de 2009, é realizado durante as férias escolares e oferece a oportunidade para que os alunos de 5º a 8º série entrem em contato com o ambiente universitário e com as dimensões da universidade, que podem parecer menos distantes em longo prazo.

Mais informações no site: http://www.usp.br/prc/eunauspjr