Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 42 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Descobertas sobre o transporte celular recebem Nobel de Medicina

Três pesquisadores que estudaram a maquinaria de regulação do tráfego de vesículas nas células receberam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2013. James E. Rothman, Randy W. Schekman e Thomas C. Südhof foram laureados por suas descobertas sobre o grande e importante sistema de transporte nas células.

 

Cada célula é como uma fábrica que produz e exporta moléculas, como exemplo temos a insulina, que é produzida e liberada no sangue, e os sinais químicos dos neurônios (os neurotransmissores), que são enviados de uma célula nervosa para outra. Estas moléculas são transportadas ao redor da célula em pequenos pacotes conhecidos como vesículas. Os três vencedores do Nobel de Medicina descobriram os princípios moleculares que determinam como esta carga é entregue no lugar certo e no tempo correto.

Randy Schekman descobriu um conjunto de genes que são necessários para o tráfego de vesículas. James Rothman desvendou a maquinaria proteica que permite às vesículas se fundirem com seus alvos para permitir a transferência de carga. Thomas Südhof revelou como os sinais instruem as vesículas para liberar sua carga com precisão.

Por meio de suas descobertas, Rothman, Schekman e Südhof revelaram o rígido sistema de controle para o transporte e entrega de cargas celulares. Perturbações neste sistema têm efeitos negativos e contribuem para condições como doenças neurológicas, diabetes e distúrbios imunológicos.

A Assembleia do Nobel, composta por 50 professores do Instituto Karolinska, na Suécia, seleciona e avalia as candidaturas ao Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. Desde 1901 o prêmio é concedido a cientistas que fizeram descobertas importantes para o benefício da humanidade.

 

Fonte: Nobel Prize Medicine.

Imagem: Mattias Karlén/Nobel Prize Medicine.

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP