Saltimbancos: Casa da Ciência inicia novo programa educacional

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto já conta com a participação de professores da educação básica nas atividades que desenvolve e, para fortalecer a parceria com as escolas do município e da região, cria agora o novo programa educacional "Saltimbancos da Ciência". O professor, embora seja muito importante nas atividades do Adote um Cientista, programa que existe há nove anos, finalmente poderá ter papel de parceiro e autor neste novo projeto, que prevê também uma maior participação dos alunos, que terão autonomia para escolher os trabalhos que irão desenvolver.

O sol e o solo terão destaque, pois, segundo a professora Marisa Ramos Barbieri, coordenadora da Casa da Ciência, esses temas quase desapareceram do livro didático: "O sol virou o vilão e o solo é muito esquecido”. A ideia da equipe é trabalhar o controle dos fatores ambientais em trabalhos experimentais, tendo como foco a preservação, considerando a despoluição e reciclagem. Além disso, serão propostas observações da ação da água na germinação de diferentes lotes de sementes. O programa deverá se estender para observação de animais como borboletas, formigas e até mesmo peixes. “Experimentos e observações clássicas poderão continuar no ambiente, em um canto na casa do aluno ou na escola, tendo o professor como orientador e a Casa da Ciência como intermediária”, revela a coordenadora.

A Casa da Ciência comprovou, em dados acumulados ao longo de seus 13 anos de atividades, que a presença e acompanhamento do professor é essencial para que os trabalhos dos alunos se desenvolvam em projetos de iniciação científica, mesmo o profissional não tendo formação em pesquisa. As reuniões do programa começaram em setembro para planejamento das tarefas que serão iniciadas no Hemocentro, com auxílio da equipe da Casa e de pesquisadores parceiros.

Os encontros acontecem às quintas-feiras, das 16h às 17h. Professores, graduandos e pós-graduandos podem participar do planejamento das atividades e serem co-orientadores dos projetos que serão desenvolvidos pelos alunos do programa "Saltimbancos da Ciência". Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ligar para (16) 2101-9308.