Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 87 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Existência de um novo elemento é confirmada

Pesquisadores apresentaram provas que confirmam a existência de um elemento químico até então desconhecido. O novo elemento é sintético e recebeu o nome provisório de Ununpentium (Uup). A existência do elemento com número atômico 115 foi confirmada por uma equipe internacional de pesquisadores liderada por físicos da Universidade de Lund, na Suécia. O experimento foi conduzido no laboratório de pesquisa GSI na Alemanha e os resultados confirmam as medições anteriores realizados por grupos de pesquisa na Rússia.

O número atômico corresponde ao número de prótons que um elemento contém. O elemento mais pesado encontrado livremente na natureza é o urânio, que tem 92 prótons, mas cientistas podem anexar ainda mais prótons à um núcleo atômico e produzir elementos mais pesados através de reações de fusão nuclear. 

"Esta foi uma experiência muito bem sucedida e é um dos mais importantes no campo nos últimos anos", disse Dirk Rudolph, professor da Divisão de Física Nuclear da Universidade de Lund.

Além das observações do novo elemento químico, os pesquisadores também tiveram acesso aos dados que lhes dá uma visão mais profunda sobre a estrutura e as propriedades do núcleo atômico do elemento super pesado.

Bombardeando uma fina película de amerício com íons de cálcio, a equipe foi capaz de medir fótons na conexão com o decaimento alfa do novo elemento. Algumas energias dos fótons combinaram com as energias previstas por radiação de raios X, que é uma "impressão digital" de um determinado elemento.

Uma comissão composta por membros da União Internacional de Química Pura e Aplicada e da União Internacional de Física Pura e Aplicada vai rever as novas descobertas para decidir se a recomenda novos experimentos antes de reconhecer a descoberta do novo elemento.

 

Fonte: Universidade de Lund.

Imagem: Fast Company.

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP