CNPq disponibilizará bolsas de produtividade para pesquisadores que atuem em Divulgação Científica

Atendendo a reivindicação de pesquisadores e assessores do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (CA-DC), o CNPq disponibilizará quota de bolsas de produtividade para pesquisadores que atuam na área de divulgação científica.

Serão contemplados dois perfis:

1) Produtividade em Pesquisa (PQ)

O candidato será avaliado pelo mérito científico do projeto; sua contribuição científica, tecnológica e de inovação sobre divulgação científica, incluindo patentes; relevância, originalidade e repercussão da produção sobre divulgação científica do candidato; formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação; coordenação ou participação em projetos e/ou redes de pesquisa que contemplem divulgação científica; inserção internacional do proponente; participação como editor científico; participação em atividades de gestão científica e acadêmica.

2) Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)

O candidato será avaliado pela sua efetiva contribuição em divulgação científica. Os critérios de avaliação incluem produção escrita, em mídias variadas, em atividades para o público, e patentes; mérito da proposta de suas ações em divulgação científica; relevância, originalidade e repercussão da produção de divulgação científica do candidato; coordenação ou participação em projetos, redes e/ou outras iniciativas de divulgação científica, incluindo gestão de museus e centros de ciência; formação de recursos humanos para a divulgação científica e/ou educação em ciências e/ou atividades profissionais afins, em qualquer nível; participação em atividades de gestão científica e acadêmica; inserção internacional do proponente; participação como editor científico; produção tecnológica e interação com o parque produtivo.

Os pesquisadores serão contemplados nos Níveis 1(A,B,C,D) e 2, de acordo com suas qualificações, e as propostas seguirão o calendário das bolsas PQ e DT, inclusive para 2013.

Fonte: CNPq.

Imagem: Arquivo/Casa da Ciência.