Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 182 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Gene: conceitos na era pré e pós-genômica

{jcomments on}

Dia 23 de agosto os alunos do Adote um Cientista participaram de um encontro sobre genes com a pesquisadora do Hemocentro de Ribeirão Preto, Aparecida Maria Fontes. A pesquisadora não ficou apenas nos conceitos e traçou, junto com os alunos, o histórico do desenvolvimento da genômica. Passando por Charles Darwin, Alfred Wallace, Gregor Mendel, ela mostrou as contribuições destes, e de muitos outros pesquisadores, para a ciência do estudo dos genes.

Encontro realizado em 23/08/2012

 


A palestra teve como foco a evolução do conceito de gene e sua regulação na era pré e pós-genômica. Foram abordados artigos clássicos que conduziram a descoberta do gene, da estrutura do DNA, do código genético. Além disso, foi discutida a questão do dogma central*: DNA-RNA-Proteína na era pré e pós-genômica e o avanços científicos e tecnológicos que tem conduzido ao conhecimento da complexidade da desregulação gênica na célula do câncer e também melhores opções terapêuticas no tratamento de doenças monogênicas como a Hemofilia A.

 

Dra. Aparecida Maria Fontes
Pesquisadora da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto – FMRP USP

 

 


RNA, traduz essa pra mim?
No dia 23 de Agosto, a professora Aparecida Fontes ministrou uma palestra tão difícil que me fez pedir ajuda ao RNA para traduzi-la a uma linguagem mais acessível aos leigos e desinformados. Mas dentre tudo aquilo que ficou meramente vagando na minha cabeça, uma coisa foi clara e fez tremer minhas bases nitrogenadas: o Dogma Central que rege a teoria do código genético não é mais absoluto. Ou seja, tudo o que eu achava que sabia, agora não sei mais, afinal, o RNA, que antes acreditávamos ser completamente traduzido em proteína, agora tem apenas 1,5% de sua sequência traduzida, o que revela outras funções do RNA. Entendeu? Para falar a verdade, nem eu entendi muito bem, mas seria bom ter uma conversa com a Aparecida para deixar tudo isso mais inteligível, afinal, difícil é apenas um apelido para esse tema que ainda vai dar o que pensar!

Pedro Borges

Casa da Ciência

 

Torcida Organizada 
A Pare - como chamamos carinhosamente a nossa parceira na Casa da Ciência - organizou e apresentou sínteses da história da era genômica, que nos instigou a estudar mais e muito cada um dos diapositivos que apresentou. Como professora que pesquisa, ela nos orientou a investigar e desvendar uma parte a ciência relacionada à Biologia molecular que transita por todas as ciências. Contou as principais descobertas, vários prêmios Nobel, trouxe os artigos, não apenas as referências em respeito aos iniciantes. Traçou uma linha da evolução do conhecimento com destaque para as interações entre pesquisadores. Agora temos um norte e também uma espécie de mapa traçado pela Pare, que sendo bióloga articulou os estudos com a Evolução, pano de fundo da Biologia. O enfoque que deu à ação do RNA (micro, longo...) nos trouxe algumas respostas encontradas pelos pesquisadores nas pesquisas com cancer, diabetes, hemofilia, leucemia, entre outras. Com certeza, o RNA tem o seu papel notável controlador, menos codificador, na espécie humana atual, o que nos distancia do chipanzé. Foi linda a tarde, pelo menos para mim e a torcida organizada do Adote.

Marisa Ramos Barbieri

Casa da CIência

 

Ciência: uma caixinha de surpresas
A palestra foi muito bem explanada, com a trajetória dos anos nas descobertas de biologia molecular. Embora o assunto seja bastante complexo algo muito compreensível para eles foi mostrado: que para chegar em conhecimento hoje tão banais, vários cientistas 'ralaram' muito ao longo de anos desenvolvendo novos experimentos, novas técnicas etc. As mudanças conceituais ocorridas após o sequenciamento do genoma humana (era pós-genômica) revolucionaram os conhecimentos da biologia molecular trazendo mais e mais novidades a esse tema. Dessa forma, o assunto suscitou muita curiosidade e dúvidas entre os alunos. E é este o foco do Adote, trazer para eles um assunto que dificilmente será visto na escola. E estimular, aos interessados, o espírito desbravador dos cientistas. Além de mostrar que a Ciência, sobre qualquer tema, não está pronta e acabada, mas é um processo, ou seja, está continuamente a se desenrolar enquanto a curiosidade for uma das mais brilhantes habilidades humana.

Lorimeri Cortes

Casa da Ciência

 

Show à parte
Nenhuma palestra escapa das intervenções da professora Marisa. Quando tudo está tranquilo, palestrante falando, alunos aparentemente ouvindo, pequenas dispersões (normais em qualquer sala de aula), de algum ponto inesperado do fundo da sala surge a voz da professora Marisa: Mas por que isso? Por que aquilo? Provocando alunos, equipe do adote e até mesmo nossos palestrantes. Nessa palestra as intervenções da Professora Marisa se fizeram especialmente relevantes. O tema era denso, a palestrante, nossa querida Pare, dando um show de história da biologia molecular e trazendo as últimas descobertas na área. Complexo, complicado? sim. Mas o fundamental aqui no Adote foi brilhantemente resumido na frase da professora Marisa em uma de suas intervenções: "Não é pra entender tudo, mas é para saber que existe!".

Essa palestra me fez lembrar meus tempo de graduação no Instituto de Biologia da Usp em São Paulo... bons tempos... velhos tempos... Dei-me conta de quanto de lá pra cá nosso conhecimento sobre biologia molecular cresceu. E eu não estudei tudo aquilo. Definitivamente sou uma bióloga da era pré-genômica. Fiquei com vontade de fazer biologia de novo.. tantas vidas eu tivesse, tantas vezes eu me formaria em biologia. Mas a questão aqui não é defender a biologia, a questão aqui é encontrar sua paixão! Jovens, encontrem suas paixões!! Eu encontrei a minha.

Valéria Costa

Casa da Ciência

 

E você? Já encontrou a sua paixão? Deixe seu comentário.

 

*Saiba mais...

Dogma Central da Biologia (era pré-genômica)

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP