Adote em Pauta

{jcomments on}

Consolidado como o principal programa da Casa da Ciência, o Adote um Cientista consiste de palestras semanais, nas tardes de quinta-feira, durante os quais alunos e professores da rede básica de ensino se encontram com pesquisadores (em sua maioria, pós-graduandos). O bate-papo conta com diversas perguntas dos alunos sobre as pesquisas realizadas dentro do cenário universitário, aprimorando a cultura científica nas escolas e despertando o interesse pela ciência. Além disso, os professores também se beneficiam ao ser atualizar acerca do que há de mais recente na investigação científica. E os próprios pesquisadores, por sua vez, se veem desafiados ao contar, de forma clara, os conceitos, as dúvidas e  também as limitações que rodeiam seu trabalho de investigação.

Os encontros do Adote um Cientista são gratuitos e resultado de um esforço coletivo da equipe da Casa da Ciência, que se inicia no planejamento das atividades do ano – com a elaboração do calendário semestral, contato com pesquisadores, agendamento de palestras e divulgação dos temas oferecidos. Durante as tardes de Adote, a equipe atua no sentido de propiciar um encontro agradável e focado na conversa entre alunos, professores e pesquisadores. Para isso, os encontros são registrados em forma de vídeo e também fotografados. O caderninho de anotações, uma prática frequente entre os alunos do programa, também é utilizado pela equipe para registrar manifestações e pontos que se destaquem.

Todo esse processo de registro é de vital importância para a etapa seguinte prevista no programa: a divulgação do encontro. O material produzido é consultado para a elaboração de um texto de divulgação no qual são elencados os principais aspectos do encontro, tais como os conceitos apresentados, as discussões e reflexões propostas. As manifestações dos alunos também são apontadas, através de suas dúvidas e considerações acerca do tema. O texto, após ser produzido e finalizado, é disponibilizado na página da Casa, na seção Adote em Pauta.

O Adote em Pauta sofreu diversas modificações ao longo do tempo, tendo se consolidado como uma importante produção da Casa da Ciência. – não apenas de divulgação e difusão científica, mas como um registro do encontro, que também oferece material de apoio ao tema discutido e que aponta a interação dos alunos com os conceitos apresentados. Essa característica do material é possível graças à produção de um infográfico elaborado a partir da análise das filipetas que são distribuídas após a fala do pesquisador. As filipetas seguem o modelo de One Minute Paper e possibilitam levantar as principais dúvidas e os principais conceitos trazidos pelos alunos ao fim de cada palestra.

Recentemente, a produção dos textos do Adote em Pauta (com consulta do registro dos encontros) ficou ao encargo do bolsista Vinicius Anelli. Os textos são revisados por toda a equipe, inclusive pela coordenadora do projeto, Profa. Dra. Marisa Barbieri, pela jornalista da Casa, Gisele Oliveira, e pelo bolsista Fernando Trigo. A análise das filipetas tem sido feita pela também bolsista e ex-aluna do programa, Luciana Silva. Uma vez revisado, o texto pode ser enviado ao palestrante que irá editar seus conteúdos e aprová-lo. A arte final do infográfico e a diagramação do texto na página da Casa da Ciência também são feitas por Vinicius Anelli e, ao fim desse processo, o Adote em Pauta é disponibilizado ao público.

A ideia é que esse espaço seja um canal de interação entre pesquisadores e alunos que vai além dos encontros presenciais. Participe deixando seu comentário!

Conheça o Adote um Cientista