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O nascimento da abelha solitária

Abelha Megachilidae que emergiu do ninho de folhasQuarto encontro – 19/01/2012

Este dia os jovens foram recebidos com uma grande notíca: uma abelha Megachilidae emergiu do ninho de folhas coletado no encontro anterior. Depois de depositado, o ovo demora cerca de 50 dias para desenvolver-se em abelha adulta e sair do ninho. Por isso, foi uma oportunidade ímpar os alunos observarem a abelha e junto com o especialista, Ricardo Couto, identificarem a família e as características desse grupo. E mais uma vez os jovens puderam colocar a mão na massa: abriram, observaram e catalogaram cinco ninhos-armadilha. Nesta atividade conheceram o ciclo de vida de vespa e de abelha parasita, a localização do casulo no ninho e a diversidade entre eles.
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“Férias com Ciência”, descobertas e conhecimento

Aluno observa pé de mamão no fundo do MuLECTerceiro encontro – 17/01/2012

 

No terceiro dia de atividades do programa “Férias com Ciência”, os estudantes discutiram e descobriram, na teoria e na prática, um pouco mais sobre as estruturas das flores e a organização e o estilo de vida das abelhas. Eles viveram momentos de investigadores e participaram de uma Oficina de Flores e uma atividade de campo exploratória, na qual observaram a diferença entre o mamão macho e fêmea, identificaram a flor da grama e visitaram ninhos recém-encontrados de abelhas que vivem isoladas e usam folhas para proteger seus ovos.
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A eletrólise e a fotossíntese
Segundo encontro – 12/01/2012
 
Os alunos acompanharam um experimento de eletrólise, que no encontro anterior suscitou muitas dúvidas, e, com a ajuda dos monitores, relacionaram com a fotossíntese.  Além disso, divididos em três grupos, realizaram experimentos de morfologia, extração de pigmentos e circulação em plantas. Para isso, colocaram a mão na massa, saíram pelo campus procurando flores e plantas. 
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O contato com a ciência e o método científico
Primeiro encontro – 10/01/2012
 
No primeiro encontro os alunos foram questionados sobre o método científico e a importância da pergunta para a ciência. Ao final deste bate-papo, concluíram que a ciência não é só aparelhagem técnica, pois o cientista necessita de uma postura diferenciada, já que é um curioso. Para o aluno Gustavo Giani, o cientista deve ter clareza sobre o que quer investigar: “O método ele vai usar para ter um critério para conseguir chegar onde quer, sem que haja interferência (nos resultados)”. 
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