Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 110 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Casa da Ciência reuniu jovens e especialistas para discutir a vida do solo

Aluno observa o minhocário com o 

auxílio de uma lanterna

Cerca de 170 visitantes passaram pela exposição “A Vida do Solo como Base da Cultura Sustentável”, organizada pela Casa da Ciência entre os dias 16 e 19 de outubro durante a Semana Nacional de Ciência de Tecnologia. A mostra, inspirada na obra da professora Ana Primavesi, foi composta por cinco espaços baseados no livro "Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais", publicado pela agrônoma em 1979. 

A ideia de homenagear Primavesi surgiu depois da exibição da entrevista com a pesquisadora no programa Globo Rural do dia 16 de setembro, que tratava dos seus 60 anos de carreira e de como a pesquisadora veio da Áustria para o Brasil e se envolveu no estudo do solo tropical. A matéria foi exibida aos visitantes antes de passarem pelos espaços da exposição.

A agrônoma Sabrina Leite, convidada para falar sobre os problemas atuais da agricultura, durante o evento destacou a importância da discussão da vida do solo e o trabalho com alunos da rede básica: “Alguns cursos de agronomia não dão essa importância toda para a vida microbiológica do solo. É muito importante esse trabalho da Casa da Ciência para incentivar, vocês estão plantando uma sementinha”. Respondendo ao convite da Casa da Ciência, o geólogo Celso Graminha conversou com os alunos sobre a atividade de biológica na formação do solo. O evento recebeu também a visita de Antonio Justino, técnico agrícola do Viveiro de Mudas da USP, que conheceu todos os espaços e apreciou o trabalho da professora Primavesi.

Sabrina Leite  Celso Graminha Antonio Justino

A exposição trouxe aos visitantes maior conhecimento sobre a vida no solo. No espaço “O Solo Tropical e Temperado” distinguiram as complexas características físico-químicas entre eles e como a agricultura deve priorizar os manejos distintos a ser aplicado a cada um. Em “Propriedades do Solo” viram a diversidade de elementos químicos, matéria orgânica e pequenos seres vivos, que interagem com o solo e promovem sua saúde. Além disso, observaram como os grumos colaboram para o crescimento das raízes das plantas e passagem da água no espaço “A Bioestrutura Grumosa: a Riqueza dos Nossos Solos”.

 

 

Os jovens conheceram como acontece a absorção dos nutrientes e quais são os processos envolvidos na nutrição vegetal durante a visita à seção “As Plantas e o Solo”. Para finalizar, sintetizaram e discutiram em “Manejo Ecológico do Solo” todos os conceitos vistos nos outros ambientes da exposição, onde os monitores destacaram que o avanço da tecnologia da agricultura sedimentada no equilíbrio ecológico é a base da discussão da professora Primavesi.

 

Aluno observa colêmbulos, 

um pequeno artrópode de

seis patas considerado

indicador da saúde do solo

Para o aluno, Kaio Marchesini, da Escola Técnica Agrícola de São Simão, “a Casa (da Ciência) sempre proporciona uma exposição diferente, pois há uma grande dinâmica entre palestrantes e alunos, o que facilita o entendimento e nos deixa mais interessados”. Kaio participou do programa Adote um Cientista em 2010 e visitou as exposições organizadas em outros anos.


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento coordenado por órgãos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal em parceria com entidades educativas de todo País. Neste ano, a edição traz como tema "Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza", assuntos que são trabalhados de forma criativa, inovadora e com foco na atividade científica pelas instituições envolvidas. O objetivo do evento é fazer com que a população, em especial jovens e crianças, conheçam e discutam resultados, relevância e impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP