Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 102 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Casa da Ciência discute a vida do solo

De 16 a 19 de outubro a Casa da Ciência trará programação para estudantes e professores com base nos 60 anos da obra da agrônoma Ana Primavesi. A exposição “A Vida do Solo como Base da Cultura Sustentável” já está com as inscrições abertas. As vagas são limitadas e o agendamento da visita deve ser feito pelo telefone (16) 2101-9308.

 

Estão previstas atividades de campo e experimentais, projeção de filmes e discussões com especialistas em solo e plantio. A ideia é possibilitar aos visitantes conhecer mais sobre a utilização do solo de forma equilibrada, bem como suas propriedades e peculiaridades. A organização do evento é da equipe da Casa da Ciência e contou com a assessoria de Paula Riccardi, doutoranda em entomologia. Entre os palestrantes confirmados estão o geólogo Celso Graminha, o técnico agrícola Antônio Justino da Silva e a engenheira agrônoma Sabrina Ferreira Leite.

A mostra é inspirada na obra "Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais" de Ana Primavesi e abordará conceitos básicos relacionados ao trato da terra proposto pela autora e suas aplicações na atualidade. Primavesi, 92 anos, é uma agrônoma austríaca que há seis décadas pesquisa o manejo do solo tropical em terras brasileiras. Ela é autora de seis livros e co-autora de outras duas publicações sobre manejo ecológico do solo, nas quais defende pontos de vista polêmicos e cada vez mais atuais na vida contemporânea, como culturas agrícolas sustentáveis e o envenenamento do solo por agrotóxicos. Sua defesa do papel social da agricultura na redução da pobreza por meio da recuperação ambiental e do manejo adequado da terra abrem caminhos para novas discussões sobre uso do solo, saúde humana e equilíbrio da natureza.

 

A SNCT é um evento coordenado por órgãos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal em parceria com entidades educativas de todo País. Neste ano, a edição traz como tema "Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza", assuntos que são trabalhados de forma criativa, inovadora e com foco na atividade científica pelas instituições envolvidas. O objetivo do evento é fazer com que a população, em especial jovens e crianças, conheçam e discutam resultados, relevância e impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

 

Ana Primavesi

Pioneira da preservação do solo e recuperação de áreas degradadas, Ana Primavesi é engenheira agrônoma formada pela Escola Rural de Viena (Áustria). Veio para o Brasil na década de 50 do século XX, onde implantou o primeiro curso de pós-graduação nacional com foco em manejo de solo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS). Foi chefe do laboratório de Química do Solo da UFSM e formou três gerações de profissionais de ciências agrárias. Fundadora e primeiro inscrita da Associação da Agricultura Orgânica (AAO), realizou pesquisas com foco em adubação verde, controle biológico de pragas e manejo ecológico do solo. Ao longo da carreira recebeu diversos prêmios, entre eles o "One World Award" do International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM), além do título de doctor honoris causa em diversas universidades nacionais. O Centro Acadêmico de Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) leva seu nome. Tem três filhos, um deles também engenheiro agrônomo, e vive com o marido e pesquisador Artur Primavesi em Itaí, interior paulista, onde mantêm uma propriedade chamada de "Fazenda Ecológica".

 

 

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT)
"A Vida do Solo como Base da Cultura Sustentável"


Quando: 16 a 19 de outubro de 2012

 

Horários:

16/10 - 14h às 17h

17/10 - 09h às 12h

18/10 - 14h às 17h

19/10 - 14h às 17h


Onde: MuLEC - Museu e Laboratório de Ensino de Ciências
Rua Clóvis Vieira, casa 27 - Campus da USP de Ribeirão Preto


Informações e agendamento de visitas monitoradas:
(16) 2101-9308 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Confira a programação da Exposição “A Vida do Solo como Base da Cultura Sustentável”

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP