Ponto e contraponto: equilíbrios e desequilíbrios ambientais

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 tem como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Dentro desta proposta, a Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, apresenta a exposição “Ponto e contraponto: equilíbrios e desequilíbrios ambientais”A partir de espaços experimentais monitorados, os visitantes investigarão aspectos da biodiversidade terrestre e aquática. Com ênfase na forma e função de estruturas dos seres vivos - como as corbículas das abelhas e os ovos de resistência dos cladóceros – os estudantes identificarão as relações do organismo e o ambiente, explorando as guildas tróficas, a microfauna de plantas aquáticas e as variáveis climáticas responsáveis pela homeostase ambiental.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento promovido desde 2004 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

As atividades coordenadas pela Casa da Ciência serão desenvolvidas em duas sessões (14h e 16h) nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro no MuLEC - Museu e Laboratório de Ensino de Ciências, localizado no Campus da USP – Ribeirão Preto na Rua Clóvis Vieira, casa 27.

Escolas e grupos (até 30 alunos) interessados em participar das atividades deverão se inscrever até o dia 14 de outubro pelo telefone 2101-9308. As vagas são limitadas.