21º Mural da Casa da Ciência apresenta trabalhos de investigação de alunos da rede básica de ensino
Seg, 15 de Junho de 2015 14:14

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto promove seu 21º Mural no dia 25 de junho. 12 grupos do programa Pequeno Cientista apresentarão os trabalhos de investigação científica que desenvolveram no último semestre sob orientação de pesquisadores do Hemocentro e da USP. Chegando ao seu 11º ano de existência, o programa Adote um Cientista também encerrará as atividades do primeiro semestre de 2015 durante o evento, que é gratuito e aberto ao público.

Durante o Mural, serão apresentados os resultados e os avanços atingidos pelos alunos da rede básica de ensino de Ribeirão Preto e região nos grupos do Pequeno Cientista, que trabalharam os mais diversos temas, que vão desde radiologia e osteoporose à modelagem e estudos de percepção. Como em um congresso científico, os alunos irão trocar informações entre si e terão seus trabalhos avaliados por pesquisadores convidados pela Casa da Ciência. O evento terá início às 14h30 no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro.

Pequeno Cientista

O Pequeno Cientista foi proposto em 2010, mas implantado na rotina da Casa da Ciência em 2012. Nasceu baseado no programa Adote um Cientista, no qual os alunos também participavam de grupos temáticos de investigação orientados por pesquisadores do Hemocentro e da USP. Desde sua implantação há três anos, criou uma rotina de acompanhamento dos grupos e fortaleceu a explicitação e a divulgação dos projetos de investigação.

78 grupos temáticos já foram orientados e tiveram seus resultados apresentados no Mural. Com poucas horas de orientação presencial - aproximadamente 10 encontros de 45 minutos durante o semestre –, os jovens têm alcançado resultados positivos na “alfabetização científica”, com desdobramentos dos projetos nas escolas.

Atualmente, cerca de 80 alunos de Ribeirão Preto e região participam dos 12 grupos temáticos que são orientados por 21 pesquisadores colaboradores (os temas desse ano e seus respectivos orientadores podem ser conferidos na figura acima). Os resultados alcançados nos projetos poderão ser conferidos no 21º Mural, que marca o encerramento das atividades do programa no primeiro semestre.

Adote um Cientista chega ao seu 11º ano

As tardes de quinta-feira são marcadas por encontros entre alunos e professores da rede básica de ensino com pesquisadores (principalmente pós-graduandos e docentes do campus de Ribeirão Preto da USP) em um bate-papo sobre temas que envolvem o que há de mais atual nas pesquisas científicas realizadas dentro da universidade.

Decorrente de programas anteriores - Caça-Talentos (2001/03) e FAPESP Jr. (2004) -, o Adote um Cientista teve início em agosto de 2005, com a proposta de aproximar alunos da pesquisa, com sua inserção em palestras e projetos de investigação científica. Ao longo do primeiro semestre de 2015, foram realizados 14 encontros com pesquisadores que falaram dos mais diversos temas, como bioinformática, genética molecular, neurociência, botânica, paleontologia e ética. O programa constitui um dos eixos principais de investigação da Casa da Ciência e base para outros programas. O “Adote” já recebeu mais de dois mil alunos de Ribeirão Preto e região, que vêm com o apoio dos professores e das escolas e contam com o auxílio das prefeituras. Grupos de Luiz Antônio, Dumont, Santa Cruz da Esperança e Batatais já participaram ativamente do programa.

A Casa da Ciência

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto teve início em 2001 com a criação do Centro de Terapia Celular (CTC) - integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP -, coordenado pelos professores Dr. Marco Antônio Zago e Dr. Dimas Tadeu Covas.

Unindo pesquisadores qualificados de um importante centro de pesquisa e a longa experiência na área educacional da professora Dra. Marisa Ramos Barbieri, o projeto conquistou espaço dentro da universidade e hoje coleciona parceiros constantes não só da Universidade de São Paulo (campus de Ribeirão Preto) como de outras unidades e instituições.

Em 2015, a equipe da Casa da Ciência, que planeja e organiza esses e outros programas, sob coordenação da Profa. Dra. Marisa Barbieri, inclui os bolsistas Fernando Rossi Trigo, Flávia Fulukava Prado, Gisele Oliveira, Luciana Silva e Vinicius Anelli e, na secretaria, Alice Okabayashi.

Serviço:

21º Mural da Casa da Ciência.
Data: 25/06/2015.
Horário: 14h30 às 17hs.
Local: Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto – Rua Tenente Catão Roxo, 2501.