Jovens cientistas compartilham suas descobertas no 18º Mural da Casa da Ciência
Sex, 13 de Dezembro de 2013 11:02

Mais um momento único de aprendizagem e troca de conhecimento marcou o encerramento das atividades do semestre da Casa da Ciência. No dia 28 de novembro, jovens de escolas de Ribeirão Preto e região mostraram os trabalhos que desenvolveram sob orientação de pesquisadores do Hemocentro e professores do ensino básico. Envolvidos com as hipóteses, as perguntas e os experimentos, os alunos assumiram o papel de protagonistas durante o evento como legítimos cientistas curiosos.

Os 14 projetos apresentados foram desenvolvidos em encontros semanais dentro dos programas "Pequeno Cientista", que está em seu segundo ano, e o "Saltimbancos da Ciência", novo programa da Casa. Este semestre também foi marcado pela volta de escolas que já haviam participado de programas anteriores.

Os temas estudados pelos grupos foram diversos: desde investigação da energia gerada pela batata até um projeto comportamental com cachorros envolvendo diferentes estímulos musicais. Alguns alunos tentaram levantar o desinteresse pela aprendizagem com seus colegas na escola, o que, segundo eles, abriu espaço para questionar seus próprios comportamentos em sala de aula.

Os estudantes que foram orientados por pesquisadores do Hemocentro focaram suas investigações nas células sanguíneas e procuraram responder "Se existe diferença entre o sangue humano e dos outros animais". Neste grupo, o estudo não cercou apenas os tipos celulares presentes no sangue, mas também as diferenças nos sistemas circulatórios (aberto e fechado), além dos principais pigmentos das células transportadoras de oxigênio em anfíbios, peixes, mamíferos e moluscos.

As ciências exatas também estavam presentes no Mural: um grupo de alunos se dedicou ao estudo da produção de energia geotérmica e outro trabalhou na criação de um mini-colisor de partículas inspirado pelos experimentos do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) - durante a execução da experiência, o invento acabou deixando de ser funcional e os jovens perceberam que a vida de cientista também pode ser árdua e cheia de imprevistos.

O Mural é um evento marcado pela aprendizagem dos alunos, que sempre surpreendem pelo engajamento em responder às questões e comprovar as hipóteses propostas, apresentando os conceitos que investigaram ou que conduziram seus experimentos. Com as dúvidas que surgem durante as apresentações, eles percebem que o conhecimento faz parte de um processo de construção que pode dar origem a novos desdobramentos sobre o assunto pesquisado e até mesmo novos projetos de investigação.

Confira o vídeo com a preparação dos pôsteres e a apresentação dos alunos:

As fotos do evento: