Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 92 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Jovens cientistas compartilham suas descobertas no 18º Mural da Casa da Ciência
Sex, 13 de Dezembro de 2013 11:02

Mais um momento único de aprendizagem e troca de conhecimento marcou o encerramento das atividades do semestre da Casa da Ciência. No dia 28 de novembro, jovens de escolas de Ribeirão Preto e região mostraram os trabalhos que desenvolveram sob orientação de pesquisadores do Hemocentro e professores do ensino básico. Envolvidos com as hipóteses, as perguntas e os experimentos, os alunos assumiram o papel de protagonistas durante o evento como legítimos cientistas curiosos.

Os 14 projetos apresentados foram desenvolvidos em encontros semanais dentro dos programas "Pequeno Cientista", que está em seu segundo ano, e o "Saltimbancos da Ciência", novo programa da Casa. Este semestre também foi marcado pela volta de escolas que já haviam participado de programas anteriores.

Os temas estudados pelos grupos foram diversos: desde investigação da energia gerada pela batata até um projeto comportamental com cachorros envolvendo diferentes estímulos musicais. Alguns alunos tentaram levantar o desinteresse pela aprendizagem com seus colegas na escola, o que, segundo eles, abriu espaço para questionar seus próprios comportamentos em sala de aula.

Os estudantes que foram orientados por pesquisadores do Hemocentro focaram suas investigações nas células sanguíneas e procuraram responder "Se existe diferença entre o sangue humano e dos outros animais". Neste grupo, o estudo não cercou apenas os tipos celulares presentes no sangue, mas também as diferenças nos sistemas circulatórios (aberto e fechado), além dos principais pigmentos das células transportadoras de oxigênio em anfíbios, peixes, mamíferos e moluscos.

As ciências exatas também estavam presentes no Mural: um grupo de alunos se dedicou ao estudo da produção de energia geotérmica e outro trabalhou na criação de um mini-colisor de partículas inspirado pelos experimentos do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) - durante a execução da experiência, o invento acabou deixando de ser funcional e os jovens perceberam que a vida de cientista também pode ser árdua e cheia de imprevistos.

O Mural é um evento marcado pela aprendizagem dos alunos, que sempre surpreendem pelo engajamento em responder às questões e comprovar as hipóteses propostas, apresentando os conceitos que investigaram ou que conduziram seus experimentos. Com as dúvidas que surgem durante as apresentações, eles percebem que o conhecimento faz parte de um processo de construção que pode dar origem a novos desdobramentos sobre o assunto pesquisado e até mesmo novos projetos de investigação.

 

Confira o vídeo com a preparação dos pôsteres e a apresentação dos alunos: 

 

 

 

 

As fotos do evento:

  

 

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP