Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 186 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Em dia de festa, a Casa sempre fica cheia e a diversão é por conta da Ciência
Sex, 05 de Julho de 2013 07:00

Na tarde do dia 27 de junho, o Hemocentro de Ribeirão Preto recebeu a 17º edição do Mural da Casa da Ciência. O evento, que marcou o fim das atividades no primeiro semestre, foi prestigiado por mais de 200 pessoas e contou com a apresentação dos trabalhos de iniciação cientifica de curta duração – com aproximadamente 10 horas – desenvolvidos pelos alunos durante os encontros do programa Pequeno Cientista.

A apresentação inicial dos grupos foi realizada no Anfiteatro Vermelho, que estava completamente preenchido por pesquisadores, professores, jornalistas e muitos alunos do ensino fundamental e médio de Ribeirão Preto e região. Todos desfrutaram de uma tarde repleta de conhecimento, que foi iniciada com as falas introdutórias dos jovens sobre as hipóteses e perguntas que nortearam a pesquisa de cada um dos grupos. Faltou cadeira para tanta gente, que até topou assistir de pé, mas não deixou de acompanhar o resultado muito aguardado dos projetos orientados por pesquisadores e pós-graduandos do Hemocentro e da USP de Ribeirão Preto. 
No segundo momento do Mural, os alunos ocuparam o espaço de apresentação dos trabalhos com cartazes e materiais produzidos à mão, onde cada grupo demonstrou o que aprendeu e esclareceu as dúvidas dos visitantes. Com muita diversão, teve gente que naquela hora realizou experimentos científicos de química, física e biologia, para em seguida explicar os fenômenos que estavam sendo observados in loco, gerando espanto ou muitas risadas com os resultados. Os alunos, além de apresentarem os resultados dos seus estudos, respondiam as perguntas dos visitantes e as questões que foram previamente elaboradas pela equipe da Casa da Ciência para avaliar o aprendizado dos grupos. Os jovens, após apresentarem seus trabalhos, passaram a conhecer o trabalho dos outros grupos e também assumiram a postura de avaliadores: questionavam, anotavam respostas e informações relevantes, com um espírito crítico que impressionou muita gente. 
O Mural teve muitos momentos importantes, com destaque para as explicações claras, que mostravam conceitos sofisticados de maneira simples, na própria linguagem dos alunos. Durante a tarde, também surgiram algumas dúvidas pertinentes, que poderiam dar origem a um novo projeto de iniciação científica. Além disso, as jovens se mostraram aptos a estabelecer relações complexas entre conceitos, funções, situações, organismos e áreas da ciência. O evento também proporcionou a observação da consolidação da aprendizagem, em que o melhor resultado talvez seja a percepção do aluno de que ele é capaz de ensinar aquilo que aprendeu. Outros momentos vocês poderão perceber quando frequentarem a festa do conhecimento, que na Casa da Ciência recebeu o apelido de Mural.

Redação: Ádamo Siena/Edição: Gisele Oliveira – Casa da Ciência.

Confira o vídeo:

 

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP