Alunos apresentam trabalhos de investigação científica no Mural da Casa da Ciência
Seg, 24 de Junho de 2013 13:31

Na quinta-feira (27), às 14h30, a Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto promove o 17º Mural, evento que contará com a participação de 20 grupos de alunos do programa Pequeno Cientista, que apresentarão seus trabalhos de investigação orientados por pesquisadores do Hemocentro e da USP de Ribeirão Preto.

O Mural é como um congresso científico e permite aos alunos trocarem informações e sedimentar os conceitos aprendidos durante o semestre. O evento, que contará com avaliadores convidados que acompanharão as apresentações dos trabalhos dos jovens cientistas, é aberto ao público.

No Pequeno Cientista, durante um semestre, alunos do ensino fundamental e médio desenvolvem um projeto de investigação científica sob orientação de pesquisadores - graduandos, pós-graduandos e professores da USP. O programa está na sua terceira edição e, dentro do propósito de alcançar características de projetos de iniciação científica, neste semestre a equipe da Casa solicitou que os alunos produzissem textos sobre os trabalhos desenvolvidos pelos grupos. “As produções incluem resultados presentes nos pôsteres que serão apresentados no Mural, mas, principalmente, devem divulgar os avanços do grupo quanto ao seu desempenho, suas mudanças de comportamento em direção às atitudes científicas”, explica a professora Marisa Ramos Barbieri, coordenadora da Casa da Ciência.

O Pequeno nasceu baseado no Adote um Cientista, programa que promove encontros entre alunos do ensino básico e pesquisadores da USP e do Hemocentro desde 2005. Durante o primeiro semestre, mais de 180 jovens de Ribeirão Preto e região participaram dos 15 encontros com palestrantes convidados que abordaram temas específicos, desde células-tronco até datação de registros fósseis. Depois de participarem do Adote, que acontece às quintas-feiras, das 14h30 às 16h00, os alunos seguem para o encontro do Pequeno Cientista com seus orientadores até às 17h.

A Casa da Ciência é um programa do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de apoiar e aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino. O programa teve início em 2001 como parte educacional do Centro de Terapia Celular (CTC), integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fapesp. Coordenado pela Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri, o programa foi proposto a partir da trajetória metodológica do LEC – FFCLRP/USP (entre 1981-2000), que trabalhava diretamente com professores e alunos das escolas básicas.

17º Mural da Casa da Ciência
Quando: 27 de junho de 2013