Mural da Casa da Ciência expõe projetos de investigação dos alunos
Sex, 23 de Novembro de 2012 14:13

No dia 29 de novembro acontece o 16º Mural da Casa da Ciência, evento que contará com a participação de 12 grupos de alunos do programa Pequeno Cientista, que apresentarão seus trabalhos de investigação orientados por pesquisadores do Hemocentro e da USP de Ribeirão Preto.

O Mural permite trocas de informações entre os alunos e a sedimentação dos conceitos aprendidos durante o semestre. O evento contará com avaliadores convidados que acompanharão as apresentações dos pequenos cientistas durante a exposição dos projetos.

O programa Pequeno Cientista teve início em abril deste ano e nasceu baseado no programa Adote um Cientista, que existe desde 2005. O programa prevê que os alunos, de ensino fundamental e médio, desenvolvam um projeto de investigação científica, como já aconteceu no programa Caça-Talentos (2001-2003), Fapesp-Júnior (2004-2005) e, atualmente, com o Pré-Iniciação Científica, programa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP que teve início em 2009.

Em 10 encontros de aproximadamente 45 minutos, realizados no segundo semestre deste ano, os alunos desenvolveram projetos de pesquisa e foram orientados em temas de especialidade de seus orientadores, são eles: Aprendizagem e memória; Genética de populações; Mundo das aranhas; Sementeira no MuLEC, Paleontologia; Biotecnologia; Células-tronco; Bioinformática; Ecologia trófica; Neurociências; Transformações químicas; Modelo biológico. Todos os alunos do programa também participam do Adote um Cientista, que acontece das 14h30 às 16h00, e depois seguem para a orientação com os pesquisadores até às 17h.

O Adote um Cientista promove encontros entre alunos do ensino básico e pesquisadores do Hemocentro e da USP de Ribeirão Preto. Este ano as atividades aconteceram às quintas-feiras e mais de 200 alunos participaram dos encontros, no qual são abordados temas específicos escolhidos pelos palestrantes convidados.

A Casa da Ciência é um programa do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de apoiar e aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino. O programa teve início em 2001 como parte educacional do Centro de Terapia Celular (CTC), integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fapesp. Coordenado pela Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri, o programa foi proposto a partir da trajetória metodológica do LEC – FFCLRP/USP (entre 1981-2000), que trabalhava diretamente com professores e alunos das escolas básicas.

O evento é gratuito e aberto ao público

Dia: 29 de novembro de 2012

Local: Anfiteatro Vermelho e Toldo Azul do Hemocentro de Ribeirão Preto