Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 129 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Mural da Casa da Ciência expõe projetos de investigação dos alunos
Sex, 23 de Novembro de 2012 14:13

No dia 29 de novembro acontece o 16º Mural da Casa da Ciência, evento que contará com a participação de 12 grupos de alunos do programa Pequeno Cientista, que apresentarão seus trabalhos de investigação orientados por pesquisadores do Hemocentro e da USP de Ribeirão Preto.

O Mural permite trocas de informações entre os alunos e a sedimentação dos conceitos aprendidos durante o semestre. O evento contará com avaliadores convidados que acompanharão as apresentações dos pequenos cientistas durante a exposição dos projetos. 

O programa Pequeno Cientista teve início em abril deste ano e nasceu baseado no programa Adote um Cientista, que existe desde 2005. O programa prevê que os alunos, de ensino fundamental e médio, desenvolvam um projeto de investigação científica, como já aconteceu no programa Caça-Talentos (2001-2003), Fapesp-Júnior (2004-2005) e, atualmente, com o Pré-Iniciação Científica, programa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP que teve início em 2009.

Em 10 encontros de aproximadamente 45 minutos, realizados no segundo semestre deste ano, os alunos desenvolveram projetos de pesquisa e foram orientados em temas de especialidade de seus orientadores, são eles: Aprendizagem e memória; Genética de populações; Mundo das aranhas; Sementeira no MuLEC, Paleontologia; Biotecnologia; Células-tronco; Bioinformática; Ecologia trófica; Neurociências; Transformações químicas; Modelo biológico. Todos os alunos do programa também participam do Adote um Cientista, que acontece das 14h30 às 16h00, e depois seguem para a orientação com os pesquisadores até às 17h.

O Adote um Cientista promove encontros entre alunos do ensino básico e pesquisadores do Hemocentro e da USP de Ribeirão Preto. Este ano as atividades aconteceram às quintas-feiras e mais de 200 alunos participaram dos encontros, no qual são abordados temas específicos escolhidos pelos palestrantes convidados.

A Casa da Ciência é um programa do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de apoiar e aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino. O programa teve início em 2001 como parte educacional do Centro de Terapia Celular (CTC), integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fapesp. Coordenado pela Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri, o programa foi proposto a partir da trajetória metodológica do LEC – FFCLRP/USP (entre 1981-2000), que trabalhava diretamente com professores e alunos das escolas básicas.

O evento é gratuito e aberto ao público


Dia: 29 de novembro de 2012

Horário: 14h30
Local: Anfiteatro Vermelho e Toldo Azul do Hemocentro de Ribeirão Preto
Rua Tenente Catão Roxo, 2501

Informações:
16 2101-9308 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP