Apresentação no Mural supera expectativas
Mural
Qua, 27 de Julho de 2011 13:08

No último dia 6 aconteceu o Mural do programa Adote um Cientista, que contou com a participação dos alunos da Pré-Iniciação Científica da USP. O evento reuniu jovens cientistas que apresentaram trabalhos e conceitos tratados no primeiro semestre.

Os alunos, que nos últimos meses participaram de encontros com pesquisadores sobre temas variados, foram orientados para Mural pela equipe da Casa da Ciência e professores do ensino básico em alguns experimentos. No evento foram apresentados o andamento e os resultados dessas experiências, que totalizaram 22 trabalhos expostos e 29 alunos participantes.

Para a professora do Instituto Santa Úrsula, Percília Pascoal, que acompanha o Adote um Cientista desde 2008, foi o Mural mais marcante do qual participou: “Observei alunos interessados e mostrando terem se preparado, eles se questionaram o tempo todo e quando questionados respondiam com propriedade, isto é, fazendo-nos entender que estudaram, buscaram a amplidão do conhecimento”. Para a professora, a Casa da Ciência desperta no aluno o espírito crítico, estimulando-o na construção ativa do seu conhecimento. Sobre a participação dos professores junto aos pesquisadores, Percília acredita que é muito importante: “uma parceria perfeita, em que os meus objetivos se concluem, ou seja, se fortalecem”, revela.

Veja o vídeo com as imagens do evento:

O Mural é um evento promovido pela Casa da Ciência que permite trocas de informações entre os alunos, é o momento em que ocorre a sedimentação dos conceitos aprendidos durante o semestre. Nele os alunos vivenciam a construção dos conceitos.

Os trabalhos apresentados foram: Indicadores aquáticos; Aspectos de vida e meio de reprodução do bicho-pau; Cigarrinha da cana-de-açúcar; Besouro aquático; Relações ecológicas entre a vespa e a figueira; Densidade, massa e volume; Equilíbrio híbrico das plantas; Planárias; Crescimento humano e meio ambiente; Crescimento de peixes; Temperatura e calor; Leishmaniose; Como os polinizadores são atraídos pelas flores; Caráter do ácido do suco gástrico; Eletrócitos e não-eletrócitos; Datação relativa; Abelha mandaçaia; Crescimento de fungo e protozoários; Citogenética; Peróxido de hidrogênio; Glioblastoma multiforme; Unificação das forças do universo;

Confira as fotos: