Casa da Ciência une Matemática e Biologia em evento de férias
Ter, 14 de Janeiro de 2014 16:09

O período de férias escolares também é um momento de aprendizagem na Casa da Ciência do Hemocentro, que programou diversas atividades que vão unir conceitos de Matemática e de Biologia durante o 7º Férias com Ciência. O evento, intitulado “Dando linha (para a Matemática)”, acontece nos dias 21, 22 e 23 de janeiro no MuLEC (Museu e Laboratório de Ensino de Ciências), localizado no Campus da USP.

Há 13 anos a Casa da Ciência desenvolve programas educacionais com alunos e professores da escola básica em atividades que envolvem abordagem científica dentro do campo da Biologia, mas este evento de férias terá um novo desafio: aproximar as ciências naturais das ciências exatas por meio de observações das repetições presentes na natureza, compreendendo seus padrões e plasticidades.

As atividades preveem organização de tabelas e projeção de gráficos a partir da observação da taxa de decomposição das folhas de uma floresta, a compreensão das probabilidades envolvidas na construção das moléculas de DNA e das proteínas - com seus desdobramentos espaciais - e a investigação da geometria necessária para a estabilidade de uma pipa e a organização de um capsídeo viral.

O evento é gratuito e voltado a alunos com mais de 10 anos. Para participar, basta comparecer no local e preencher a ficha de inscrição.

A Casa da Ciência existe desde 2001 e é um programa educacional do Hemocentro de Ribeirão Preto, integrante do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), da Fapesp, e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), do CNPq.

Serviço:

7º Férias com Ciência
Dias: 21, 22 e 23 de janeiro.
Horário: das 14h às 17h.
Local: MuLEC – Museu e Laboratório de Ensino de Ciências.
Rua Clóvis Vieira – Casa 27 - Campus da USP – Ribeirão Preto.
Informações: 16-2101-9308.