Sistemas dinâmicos e sua organização – 22/01/2013

O primeiro dia do Férias com Ciência foi marcado pelas questões estruturais e a forma de organização da membrana plasmática e da bioestrutura grumosa do solo. A relação entre a forma e função encontrada nestes sistemas foi apresentada a partir de discussões teóricas, bancadas de experimentos e oficina de modelagem.

Os alunos conheceram a bioestrutura dos grumos do solo em uma projeção realizada com terra do minhocário mantido pela Casa e realizaram a identificação da vida microscópica dele na lupa de aumento, compreendendo os termos ‘vivo e dinâmico’ utilizados pela agrônoma Ana Primavesi na definição do solo grumoso e equilibrado. “Afirmar que o solo é vivo significa compreender um padrão de organização e complexidade que existe na natureza e na vida”, explica o monitor Ricardo Couto.

Na segunda parte do encontro, os jovens acompanharam um experimento de extração de DNA do morango. Muitas pessoas conhecem esse clássico experimento, mas quais são as etapas necessárias para chegar a esta molécula? Este foi o foco de abordagem da Casa da Ciência: como desestruturar a membrana plasmática, a carioteca e demais estruturas celulares para conseguir visualizar o ácido desoxirribonucleico (DNA).

O DNA virou coadjuvante e a membrana se tornou o foco da atividade que levou os alunos a pensarem sobre a ação de cada ingrediente utilizado no experimento. “A investigação da importância do detergente, do sal, da temperatura, do álcool e da sequência das etapas foi proposta estabelecendo relações com a estrutura do mosaico fluido, um sistema dinâmico fundamental para a homeostase, explica o monitor Fernando Trigo. Mosaico fluido é o termo utilizado para se referir a organização das moléculas na membrana plasmática, que é formada por uma camada dupla e contínua de lipídios no meio da qual se encaixam as moléculas de proteína. O experimento e a discussão proposta nesta atividade ajudaram na compreensão da complexidade envolvida na desorganização de um sistema de transição representado pela membrana plasmática, que é fundamental para a regulação do ambiente intra e extracelular.

Ciência nas férias: alunos se divertem durante atividade da Casa da Ciência
Sistemas dinâmicos e sua organização – 22/01/2013
A natureza que nos cerca e o fator tempo – 23/02/2013