Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 132 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Espaço 3

  Abertura | Espaço 1 | Espaço 2 | Espaço 3 | Espaço 4 | Espaço 5 | Espaço 6 | Sobre a Exposição

 

 Como é obtida a anergia?

Como a molécula de glicose pode ser utilizada pelos organismos e assim gerar energia? Essa pergunta não tem uma única resposta, mas podemos citar dois principais processos: através da respiração e da fermentação. Muitas pessoas podem confundir ventilação com respiração, sendo que o primeiro é a ação de inflar e esvaziar os pulmões com ar atmosférico e o segundo é um processo energético que acontece no interior das células. Dentro dos dois processos de obtenção de energia, existem algumas diferenças importantes, como a diferença no saldo energético (maior na respiração) e os produtos finais obtidos, para cada molécula de glicose utilizada.

 

 Modelo da cadeia de glicose.

Imagem: Wikimedia.

 Células do músculo liso.

Imagem:  Wikimedia.

Você sabia que, em alguns casos, células como o miócito humano (célula muscular) são capazes de realizar tanto a respiração quanto a fermentação para obter energia?

 

Endossimbiose

 

De onde a vida surgiu e como apareceram as primeiras células? E as organelas? Como surgiram no interior das células eucariontes?

Existem algumas teorias interessantes e bem aceitas pra explicar tais perguntas. No caso das organelas, vemos uma teoria proposta pela bióloga Lynn Margulis, que procurou explicar como as mitocôndrias e os cloroplastos teriam passado a conviver no interior de células procarióticas primitivas: a Teoria da Endossimbiose de Mitocôndrias e Cloroplastos

A teoria explica, por exemplo, como hoje em dia as células eucarióticas e as mitocôndrias dificilmente poderiam conviver isoladas e independentes uma da outra. Também é por meio dela que é possível entender como essas organelas se assemelham tanto às eubactérias, contendo, inclusive, DNA próprio e diferente do DNA do núcleo celular.



 

 

 

 

 

Será que as mitocôndrias e cloroplastos são herdados igualmente dos nossos pais durante a fecundação?

 

 

 

 

 

Realização:                Apoio:

AddThis Social Bookmark Button
 


Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP