Pesquisar

         twitter logo  You Tube   

Enquete

Acesso o site...
 



Nosso boletim

Visitantes

Nós temos 67 visitantes online

Cadastro de Professores

                  
AddThis Social Bookmark Button
Casa da Ciência em 2014
Sex, 16 de Janeiro de 2015 12:54

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto comemorou importantes conquistas em 2014, como os 10 anos do seu principal programa educacional, o Adote um Cientista, e 1 milhão de acessos que seu site contabilizou no mês de abril. A cada ano fica mais evidente que o envolvimento dos pesquisadores é essencial para o desenvolvimento dos programas e a divulgação dos resultados alcançados. Ao longo do ano, 179 alunos de 46 escolas de Ribeirão Preto e região participaram dos programas regulares “Adote um cientista” e “Pequeno cientista”, que também contaram com a presença de 50 pesquisadores da USP e do Hemocentro.

Programas

O programa Adote um Cientista teve 31 encontros e mais de 45 horas de palestras. O programa Saltimbancos da Ciência aconteceu no 1º semestre e teve o envolvimento de 15 grupos de investigação. O Pequeno Cientista, que aconteceu no 2º semestre, teve a participação de 15 grupos de pesquisa sob a orientação de 29 pesquisadores/orientadores. Os projetos foram desenvolvidos durante 11 encontros de 45 minutos, totalizando aproximadamente 8h e 30 minutos de atividades presenciais.
O Mural, que já faz parte da rotina dos programas, aconteceu em duas edições. O 19º Mural aconteceu no dia 5 de junho, teve a apresentação dos 15 grupos de Saltimbancos e contou com a presença de dois avaliadores convidados. O 20º Mural que aconteceu no dia 4 de dezembro trouxe a exibição dos trabalhos dos alunos do Pequeno Cientista. Esta edição teve o recorde de participação de avaliadores convidados, 20 pesquisadores e professores analisaram os trabalhos dos jovens cientistas.

 

Eventos

O 7º Férias com Ciência - intitulado "Dando linha (para a Matemática)" - foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de janeiro no MuLEC (Museu e Laboratório de Ensino de Ciências). O evento recebeu jovens entre 8 e 12 anos interessados em aprender sobre as relações entre as ciências naturais e as ciências exatas. Os alunos participaram das atividades teóricas e de campo que envolveram até mesmo a confecção e o teste de voo de pipas.
Em outubro aconteceu a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2014, que foi integrada ao programa Adote um Cientista. Intitulado "O Principal da Ciência...", o encontro aconteceu no dia 16 de outubro e reuniu professores da Universidade de São Paulo (USP) numa conversa com os alunos do programa. A atividade trouxe uma discussão sobre o desenvolvimento da ciência e os resultados de um estudo epidemiológico pioneiro no Brasil e conduzido há mais de 35 anos pelo Prof. Dr. Marco Antonio Barbieri e pela Profa. Dra. Heloisa Bettiol. A abertura da atividade foi realizada pelo Prof. Dr. Dimas Tadeu Covas, diretor presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto, que falou com os alunos sobre os processos que envolvem a ciência.
A Casa participou da organização da Reunião dos coordenadores de Educação e Difusão de Conhecimento dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), vinculados à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). No encontro, que aconteceu em Ribeirão Preto nos dias 24 e 25 de abril, os coordenadores apresentaram projetos, já desenvolvidos ou em fase de estudo, para educação e disseminação de conteúdo relacionado a diversas áreas da ciência.
A Semana do Cérebro, que aconteceu de 10 a 16 de março, é um evento internacional que une universidades, hospitais, agências governamentais, escolas e profissionais ao redor do mundo em atividades que têm o objetivo de mostrar os progressos e benefícios da pesquisa em neurociências. No Brasil, a Semana é articulada pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Como nos outros anos, a Casa promoveu, no dia 13 de março, uma atividade especial no Adote um Cientista para integrar o evento nacional. O encontro discutiu a neurobiologia do autismo, um distúrbio neurológico que tem na interação social sua principal característica. Para isso, dois pesquisadores das neurociências foram convidados: Dr. Rodrigo Romcy-Pereira, professor do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e o mestrando Danilo Benette Marques, do Laboratório de Investigação em Epilepsia da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP.

 

O site da Casa da Ciência

No mês de abril, o site da Casa da Ciência chegou a um dado marcante, 1.000.000 visualizações. O número surpreende e mostra a expansão dos programas educacionais para diversos leitores do Brasil, atingindo o objetivo principal do site – que foi idealizado para divulgar os resultados alcançados nos programas, integrando a memória da Casa e fazendo parte também da formação científica de professores e alunos.
Este ano, o site divulgou 57 materiais – entre textos, imagens e vídeos exclusivos – e teve mais de 400 mil acessos, contabilizando uma média de 36 mil visualizações mensais. Os dados do Google Analytics indicam visitas de internautas de 1.892 cidades de 104 países diferentes. 20 Newsletters foram enviados ao longo do ano para aproximadamente 1.500 e-mails cadastrados.
As redes sociais fazem parte do sucesso do site, o perfil do Google+ teve mais 3 milhões de visualizações e a página do Facebook conta com mais de 5 mil seguidores. Já o canal do Youtube possui 55 mil visualizações dos materiais disponibilizados.

 

Produções

Em 2014 a Casa focou nas produções de materiais de divulgação. A equipe produziu nove “Adote uma Experiência”, sendo que cinco desses materiais já estão publicados no site. O “Catálogo do 17º Mural” - publicação de 130 páginas que traz os resultados dos grupos do “Pequeno Cientista” no 1º semestre de 2013 - foi redigido, editado, diagramado e está em processo de revisão e com publicação prevista o início de 2015.
Seis “Folhetins” - que são textos de divulgação científica escritos por pesquisadores e especialistas no assunto que tem o objetivo de atualizar professores e alunos - estão em processo de produção: 2 sobre Sistema Imunológico, 1 sobre Apoptose, 2 sobre a Doença de Gaucher e 1 sobre Biologia Sintética.
Em continuidade ao projeto “Memória do Ensino”, 88 textos foram escritos e editados, juntamente com a atividade de seleção de imagens, criação de artes, elaboração de legendas e diagramação de layouts para 21 fascículos sobre a Casa da Ciência.
A proposta “Folha Avulsa” foram editadas e revisadas, com a colaboração de Fernanda Udinal – revisora e tradutora do Hemocentro. Para acompanhar a obra, 250 fotos foram selecionadas do acervo Pipoc. Ao todo, 60 textos irão compor três frentes de uma publicação, prevista para 2015.

 

Produções acadêmicas

A Casa teve dois trabalhos publicados em revistas indexadas este ano. “Canudinhos: uma simulação para aprender genética de populações e seleção natural” foi publicada Revista Genética na Escola e “A parceria entre um centro de ciências e uma escola pública e sua implicação no processo de ensino e aprendizagem de ciências” na Revista da SBEnBio. Além destes, dois artigos foram submetidos: “Professor e jornalista na escola: produção e divulgação de conhecimento” para a Revista Raízes e Rumos; “Depoimentos de alunos: ensinar a aprender” para a Revista Cadernos de Pesquisa.
Dois trabalhos foram apresentados em congressos: “Parceiros na Divulgação de Ciências no Centro Educacional SESI 259 da Rede SESI de Ensino” (II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores) e “A parceria entre um centro de Ciências e uma escola pública e sua implicação no processo de ensino e aprendizagem de Ciências” (V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia – 1).

 

Visitas à Casa da Ciência

2014 também foi de crescente interesse de grupos externos. A Casa recebeu visita de quatro grupos interessados nos programas educacionais desenvolvidos e em como acontece o registro e divulgação dos resultados. Três visitas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e uma do Instituto Federal do Sul de Minas – Muzambinho, totalizando 117 visitantes.

 

Equipe

Coordenação: Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri.
Secretaria: Roselaine Marques Silva.
Bolsistas: Danielle Castro; Fernando Rossi Trigo; Flavia Fulukava Prado; Gisele Oliveira; Luciana Souza da Silva; Vinicius Anelli.

AddThis Social Bookmark Button
 

Envios recentes

Casa da Ciência

Publicações

 

Jornal das Ciências 
Folhetins 

 

 

 


Casa da Ciência 2011 - Hemocentro de Ribeirão Preto FMRP-USP