A Casa da Ciência em 2012

Alunos durante encontro do

Adote um Cientista em 2012

O contato direto do pesquisador com professores e estudantes da escola básica e a preocupação constante de investigar a participação dos inscritos nos projetos educacionais fazem da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto um espaço diferenciado dentro da universidade pública brasileira. Apenas em 2012, a instituição promoveu cinco programas educativos: Adote um Cientista (8ª edição, 32 encontros), Pequeno Cientista (18 encontros e 25 grupos temáticos de pesquisa), Pré-Iniciação Científica (19 encontros), 2 disciplinas PAE – USP e duas edições do Férias com Ciências (janeiro e julho).

Nos projetos para escolas de ensinos fundamental e médio foram reunidos 200 alunos de 30 escolas de seis cidades da região de Ribeirão Preto, em um total de 64 dias de aulas ou um extra equivalente a 1/3 da carga horária do ano letivo. Também foram realizados três eventos de exposição e divulgação científica: a 9ª “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” e a 15ª e a 16ª edições do “Mural”, atividades que tiveram ampla divulgação na mídia. Os principais conceitos trabalhados ao longo do ano foram os relacionados a solo grumoso discutidos pela agrônoma Ana Primavesi e a célula. Os estudos de insetos, fungos e bactérias apresentados pelos grupos de alunos da Casa acabaram por complementar os temas.

Atividade de botânica:

Visita ao Viveiro de Mudas da USP

Jovens participaram de atividade de campo

durante a 4ª edição do Férias com Ciência

A Casa publicou ainda a 22ª edição do Jornal das Ciências e 87 postagens com conteúdos originais no Portal da Casa da Ciência – site institucional que em dois anos já acumulou 500 mil acessos.

No último semestre do ano, foram iniciados quatro novos projetos: os fascículos sobre a história da Casa da Ciência, a coleção de folhetins Celularium, um levantamento sobre “Folhas Avulsas” e um projeto piloto de formação que envolve professores da escola básica. Dentro do plano de avaliação das manifestações dos estudantes e de seus projetos apresentados no ano passado, foi constatação a aquisição do referencial de forma e função dos conceitos aprendidos. Segue constante a grande aceitação de temas complexos da Ciência e da oportunidade de observar o trabalho de pesquisadores com liberdade para perguntar. A partir das tarefas de escrever e apresentar, a equipe tem a satisfação de perceber que os alunos da Casa cada vez mais apreendem e se comunicam por meio da complexa linguagem científica.

Texto: Danielle Castro.